Católicos e evangélicos avaliam o governo Lula, aponta pesquisa PoderData
A administração petista ainda enfrenta resistência entre os evangélicos, porém iniciou processo de recuperação de apoio entre os católicos.
O estudo mais recente do instituto PoderData, vinculado ao site Poder360, acompanhou os índices de aprovação e desaprovação em relação ao governo Lula (PT) entre católicos e evangélicos. Os resultados foram publicados na quarta-feira, 30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, a parcela de eleitores católicos que manifesta apoio a Lula corresponde a 48%, enquanto a que expressa desaprovação soma 45%. Os resultados, levando em conta o erro amostral de 3,6 pontos percentuais, indicam um equilíbrio técnico entre os dois grupos.
Os índices registrados nesta quarta-feira também se situam dentro da margem de erro na comparação com a pesquisa PoderData de junho, mas apontam para uma tendência de melhora para o governo. Nesse mês, 45% dos católicos aprovavam Lula, enquanto 48% o reprovavam. Foi a primeira vez que a desaprovação entre católicos superou a aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os evangélicos, Lula apresenta índices mais negativos do que positivos: 69% desaprovam o governo, enquanto 26% aprovam. Anteriormente, os dados eram 70% e 25% na pesquisa de junho. O grupo é considerado uma das principais bases de apoio do bolsonarismo.
Os índices entre os evangélicos variaram, assim como no caso dos católicos, dentro da margem de erro, que é de 4 pontos percentuais para essa parcela da população.
Leia também:
Debate: Carlos Jordy e Tarcísio Motta discutem eficiência de megaoperações no Rio de Janeiro
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
Renan Filho viaja de caminhão para a COP30 em Belém e promete experiência histórica
A PoderData realizou entrevistas telefônicas com 2.500 eleitores entre os dias 26 e 28 de junho para alcançar os resultados. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












