Catedral da Sé celebra ato inter-religioso em memória de Vladmir Herzog após 50 anos

Cerimônia homenageia o jornalista assassinado pela ditadura militar, que se tornou um ícone da resistência.

25/10/2025 10:44

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Memória de Vladmir Herzog será homenageada em ato inter-religioso

Um ato inter-religioso em homenagem ao jornalista Vladmir Herzog ocorrerá na Catedral da Sé neste sábado (25), marcando 50 anos após seu assassinato pela ditadura militar em 1975.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa, organizada pela Comissão Arns e pelo Instituto Vladmir Herzog, tornou-se um símbolo de resistência contra o regime militar. Assim como na época, três representantes de diferentes religiões participarão da celebração.

Cerimônia e Participações

A cerimônia será presidida pelo arcebispo dom Odilo Scherer, com a presença do rabino Uri Lam, da Congregação Israelita Beth-El, e da pastora Anita Wright.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das intervenções religiosas, o evento, que começará às 19 horas, incluirá apresentações musicais do Coro Luther King e um momento especial com a exibição de um vídeo que traz a leitura da carta de Zora Herzog, mãe de Vlado, realizada pela atriz Fernanda Montenegro.

Representação do Governo

O presidente Lula não estará presente, pois se encontra na Indonésia em compromissos oficiais. O vice-presidente Geraldo Alckmin representará o governo na cerimônia.

Leia também:

Vladmir Herzog foi assassinado na sede do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) após ser convocado para esclarecer suposto envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro. Sua morte foi inicialmente classificada como suicídio, mas em 2003, o Estado brasileiro reconheceu a verdadeira causa, que envolveu lesões e maus-tratos.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.