Alternativas Legais da Casa Branca para Política Tarifária
Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, declarou em entrevistas nesta sexta-feira (9) que a Casa Branca possui opções legais para manter sua política tarifária, mesmo que a Suprema Corte decida contra o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) pelo presidente Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Discussões sobre Cenários de Contingência
Sobre as tarifas, Hassett revelou que o governo já analisou cenários de contingência. “Houve uma ligação ontem à noite para discutir o que fazer caso a Suprema Corte decida contra nós”, compartilhou. Ele enfatizou que “existem outras alternativas legais que podem ser implementadas de forma imediata”.
O conselheiro também reiterou que, apesar das incertezas, há planos alternativos em andamento. “Nossa expectativa é vencer, mas se não conseguirmos, temos outras ferramentas que podem nos levar ao mesmo resultado”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Envolvimento do Representante de Comércio
Hassett mencionou que Jameson Greer, representante de Comércio dos EUA, está ativamente envolvido na identificação dessas opções. “A Casa Branca tem um plano B”, destacou à Fox Business, embora não tenha fornecido mais detalhes.
A expectativa era que a Suprema Corte abordasse o tema na sessão desta sexta-feira (9), mas isso não ocorrerá. Além disso, Hassett, que é considerado um dos candidatos para a presidência do Federal Reserve (Fed), comentou sobre as especulações a respeito de sua possível indicação. “Estou realmente satisfeito com meu trabalho aqui”, afirmou. “Vamos ver o que o presidente pensa sobre onde eu devo estar”, concluiu.
