Em 1975, os consumidores brasileiros experimentaram, pela primeira vez, um hipermercado com o nome Carrefour, uma marca então desconhecida. A iniciativa, inspirada no modelo francês, oferecia variedade, preços acessíveis e uma experiência distinta das lojas de bairro tradicionais. Aquela loja em São Paulo marcava o início de uma trajetória que transformaria o comércio varejista no Brasil.
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Há cinquenta anos, o Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do país. A empresa é um dos pilares da economia nacional, com mais de 130 mil colaboradores, o segundo maior empregador do país, presença em todos os estados e cerca de 60 milhões de clientes atendidos mensalmente nos mais de 1.000 pontos de venda.
Isso implica que, por exemplo, aproximadamente um a cada três brasileiros realiza algum consumo mensal em uma das bandeiras da empresa. Também significa que, em 2024, o grupo obteve um volume de vendas superior a R$120 bilhões.
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A trajetória do Grupo Carrefour Brasil é caracterizada por movimentos estratégicos. Em 1989, lançou o Cartão Carrefour, que posteriormente originou o Banco Carrefour, atualmente o sexto maior emissor de cartões do país. Em 2007, adquiriu o Atacadão, ingressando efetivamente no segmento de atacarejo. Posteriormente, ocorreram aquisições relevantes, como as lojas do Makro e o Grupo BIG, consolidando uma presença forte em todas as áreas do varejo.
Celebrando cinquenta anos de atuação no país, o grupo opera hipermercados, lojas de bairro, atacados, clubes de compras, postos de combustíveis, farmácias, um banco próprio e até uma divisão imobiliária. Tudo isso ocorre pelas bandeiras Atacadão, Carrefour e Sam’s Club, além das unidades financeiras, por meio do Banco Carrefour, e imobiliária, com Carrefour Property. O Grupo Carrefour Brasil desenvolveu um ecossistema abrangente que integra produtores rurais, centros de distribuição, inovação financeira e milhões de consumidores.
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O modelo de ecossistema desenvolvido pelo Carrefour ilustra como o varejo pode transcender as transações comerciais, atuando como um motor de geração de valor econômico, social e ambiental.
Nos próximos anos, o grupo almeja ainda mais inovação, mantendo sempre em foco a capacidade de se adaptar, expandir e integrar-se à rotina de milhões de brasileiros.
Fonte por: CNN Brasil