Carnaval no Rio: Um celular é roubado a cada seis minutos; aumento alarmante de furtos e roubos!

Durante o Carnaval de 2025, um celular foi roubado a cada seis minutos no Rio de Janeiro. Descubra os dados alarmantes e dicas de segurança!

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Furtos e Roubos de Celulares Durante o Carnaval no Rio de Janeiro

No mês de março de 2025, durante o carnaval, um celular foi roubado ou furtado no estado do Rio de Janeiro a cada seis minutos. Essa informação é parte de um levantamento realizado pela CNN Brasil, com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a folia, as delegacias do estado registraram 4.613 furtos e 2.469 roubos de celulares, representando um aumento de 14% em comparação ao carnaval anterior, em fevereiro de 2024.

O estudo indica que, em média, um aparelho é levado a cada uma ou duas músicas tocadas em um bloco de rua. No ano passado, o estado do Rio contabilizou 72.228 ocorrências de roubo e furto de celulares, o maior número desde o início da série histórica, em 2003.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação a 2024, houve um aumento de 25% nos furtos e de 23% nos roubos.

Delegacias com Maior Registro de Ocorrências

Na capital fluminense, as delegacias que mais registraram roubos de celulares estão localizadas em Praça da Bandeira, Lapa, Vicente de Carvalho, Taquara e Madureira. Para os casos de furto, as delegacias da Lapa, Catete, Leblon, Barra da Tijuca e Copacabana lideram as estatísticas.

LEIA TAMBÉM!

Das dez delegacias com mais registros de roubo de celular em todo o estado em 2025, cinco estão na Baixada Fluminense. A 59ª DP, em Duque de Caxias, ocupa o primeiro lugar, com 1.267 ocorrências. Em seguida, estão a 64ª DP, em Vilar dos Teles, com 871 casos, a 54ª DP, em Belford Roxo, com 737 registros, a 52ª DP, em Nova Iguaçu, com 718 ocorrências, e a 58ª DP, no bairro da Posse, também em Nova Iguaçu, com 699 casos.

Apreensões e Identificação de Suspeitos

A atuação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal durante o último fim de semana, nos dias 7 e 8 de fevereiro, em mais de 100 desfiles de blocos de rua, resultou na apreensão de dois homens suspeitos de roubo de celular na Cinelândia, durante o desfile do Cordão do Boitatá.

Um dos suspeitos foi reconhecido por uma das vítimas, enquanto o outro possuía um mandado de apreensão em aberto.

As ações de fiscalização também resultaram na abordagem de mais de 2.500 vendedores ambulantes. Ao todo, foram apreendidas 689 garrafas de vidro, além de 32 facas, um martelo e dois botijões de gás. Quase cinco toneladas de itens não permitidos nos blocos foram recolhidas e encaminhadas aos depósitos municipais.

Orientações de Segurança para Proteger seu Celular

George Kleinau, especialista em cibersegurança do Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação (Digitech), da Firjan SENAI, alerta que o maior prejuízo em casos de roubo ou furto não é apenas a perda do aparelho, mas o risco de acesso a informações pessoais e contas bancárias.

O Digitech da Firjan SENAI compilou orientações de segurança digital para o período do Carnaval.

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Sair da versão mobile