Celebre os 45 anos do gol histórico de Carlo Ancelotti pela Seleção Italiana! Descubra como esse momento marcante moldou sua trajetória no futebol.
Em 6 de janeiro de 1981, Carlo Ancelotti anotou seu único gol pela seleção da Itália. O feito ocorreu durante o empate em 1 a 1 contra a Holanda, em partida válida pelo Mundialito da FIFA, realizado em Montevidéu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Fui convocado pela primeira vez para a seleção para participar do Mundialito no Uruguai. Na estreia, contra a Holanda, marquei um gol após sete minutos em campo, o segundo mais rápido da história de um estreante na seleção. Joguei 26 vezes e nunca mais marquei”, revelou Ancelotti em seu livro “Liderança Tranquila”.
A competição, organizada pela FIFA, reuniu seleções como a Itália e a Holanda, além de outros países, exceto a Inglaterra. No grupo da Itália, a seleção ficou em último lugar após perder para os uruguaios e empatar com a Laranja Mecânica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os anfitriões, com o apoio da torcida, avançaram em primeiro lugar. No outro grupo, o Brasil se destacou ao empatar com a Suécia e vencer a Escócia. Na final, o Uruguai derrotou a Seleção Brasileira por 2 a 1, conquistando o título do Mundialito.
Após o jogo contra a Holanda, Ancelotti foi convidado pelos companheiros Claudio Gentile e Marco Tardelli para celebrar seu primeiro gol com uma cerveja. Inicialmente hesitante, Ancelotti acabou concordando. No retorno ao hotel, o trio encontrou o treinador Enzo Bearzot à sua espera.
“Demos a volta e entramos pela garagem. Quando o elevador abriu, Bearzot estava lá, nos esperando. Ele mandou Gentile e Tardelli dormirem e me chamou. Naquele momento, percebi quem realmente mandava”, contou Ancelotti. O técnico explicou a importância de ouvir, mas também de tomar decisões próprias.
Carlo Ancelotti teve uma carreira longa na Azzurra, disputando 26 partidas e participando de duas Copas do Mundo, incluindo a de 1990, onde a Itália ficou em terceiro lugar. No entanto, seu único gol permanece sendo aquele contra a Holanda, em Montevidéu, há 45 anos.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.