Capitão de navio envolvido em acidente com a Ponte da COP30 detido em Belém
O incidente não resultou em vítimas, porém provocou prejuízos em equipamentos empregados na construção da nova ponte, com o objetivo de reduzir o tempo …
A Polícia Civil deteve, no final da tarde de domingo (17), o diretor Mário Lima, responsável pelo operador Confiança IX, que bateu contra as estruturas da nova ponte da COP30, em Belém, no Pará.
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O incidente aconteceu pela manhã e o efetivo policial foi mobilizado cerca de 12 horas depois, no bairro da Cerâmica, onde o responsável estava na residência de familiares.
A Delegacia Fluvial autuou o homem por colocar em risco a segurança da navegação e por causar danos ao patrimônio público. A embarcação, da empresa Majonav, contava com uma tripulação de mais seis pessoas, que compareceram para prestar depoimento apenas como testemunhas.
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Agora, ele seguirá a disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário, destacou o delegado Juliano Corrêa.
O empurrador Confiança IX foi apreendido e submetido a perícia. Serão analisados os documentos da embarcação e da carga transportada para confirmar a regularidade da operação, em colaboração com órgãos competentes, incluindo a Marinha.
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A colisão ocorreu por volta das 7h, antes do início das obras na ponte que conecta os distritos de Outeiro e Icoaraci, em Belém.
Observe fotos do acidente.
Sem a presença de trabalhadores no local, não houve vítimas. O choque atingiu duas estruturas da construção e causou a destruição de equipamentos, incluindo motores, bombas e andaimes, que eram empregados pelos operários.
Apesar disso, os engenheiros responsáveis asseguraram que não houve danos à estrutura da ponte e que o cronograma da obra, com 84% de conclusão, não será afetado.
As equipes da Defesa Civil do Estado e da Polícia Científica do Pará estiveram no local para realizar levantamentos e perícias. De acordo com o perito criminal Orley de Moraes Cruz, foram coletados vestígios do impacto que devem compor o inquérito policial.
A ponte sobre o Furo do Maguari apresentará 414 metros de extensão e 10,5 metros de largura. A seção central será suportada por cabos de aço em formato estaiado e incluirá dois vãos de navegação de 117 metros cada, garantindo a passagem segura de embarcações.
A estrutura, vista como estratégica para a mobilidade urbana de Belém e para a realização da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em novembro, visa diminuir o tempo de viagem até a capital paraense.
A CNN tentou contato com a empresa Majonav, proprietária da embarcação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












