O candidato à Presidência de Honduras pelo partido governista de esquerda Libre, Rixi Moncada, solicitou neste sábado 30, perante milhares de apoiadores em San Pedro Sula, que as eleições de novembro sejam “livres e democráticas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moncada, advogada e ex-ministra da Defesa no governo da presidenta Xiomara Castro, é a atual favorita nas pesquisas frente aos candidatos dos partidos de direita: o Partido Nacional (PN), do ex-presidente Juan Orlando Hernández (2014-2022) – preso nos Estados Unidos por tráfico de drogas –, e o Partido Liberal (PL).
Se houver eleições livres e democráticas, não retornarão, afirmou Moncada em referência ao PN, que governou Honduras consecutivamente entre 2010 e 2022, antes do governo de Castro.
LEIA TAMBÉM!
Em resposta a “Não voltarão!”, milhares de seguidores do partido Liberdade e Refundação (Libre) brandiram bandeiras vermelho e preto em uma via da segunda maior cidade do país.
Na campanha, que inicia oficialmente na segunda-feira, o PN apresenta como candidato o ex-prefeito de Tegucigalpa Nasry Asfura; e o PL, o apresentador de televisão Salvador Nasralla.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de seis milhões de hondurenhos estão convocados a participar das eleições de 30 de novembro, que não contam com segundo turno presidencial e nas quais também serão eleitos 128 deputados, 298 governos municipais e 20 membros do Parlamento Centro-americano.
Fonte por: Carta Capital