O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, convidou Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, para a próxima cúpula do G7, que reúne as sete maiores economias do mundo, durante uma ligação telefônica na sexta-feira (6). Os dois países buscam restabelecer os vínculos após o arrefecimento nas relações nos últimos dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um comunicado do gabinete de Carney, os líderes concordaram em manter contato e expressaram a expectativa de se encontrarem na cúpula do G7, que será realizada ainda neste mês.
A Índia não é membro do G7, mas pode ser convidada como país observador para o encontro anual, que neste ano será realizado em Kananaskis, na província canadense de Alberta, de 15 a 17 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiquei satisfeito em receber uma ligação do primeiro-ministro (Carney)… agradeci-lhe pelo convite para a cúpula do G7, escreveu Modi em uma postagem na rede X.
Recebi um telefonema do Primeiro-Ministro @MarkJCarney do Canadá. Parabenizei-o pela recente vitória eleitoral e agradeci o convite para o G7 Summit em Kananaskis, que ocorrerá no final deste mês.
LEIA TAMBÉM!
Narendra Modi (@narendramodi) 6 de junho de 2025
Modi também declarou na publicação de sexta-feira que Índia e Canadá trabalharão em conjunto “com renovado vigor, sob o respeito mútuo e interesses compartilhados”.
As relações bilaterais se enfraqueceram após o Canadá acusar a Índia de participação no assassinato de um líder separatista Sikh e de tentar interferir em duas eleições recentes.
Em outubro de 2024, o Canadá expulsou diversos diplomatas e funcionários consulares indianos, após relacioná-los ao assassinato e alegar um esforço abrangente para atingir dissidentes indianos no país.
Nova Délhi rejeitou as acusações e respondeu com a expulsão de um número equivalente de diplomatas canadenses.
Fonte por: CNN Brasil
