Campeonato reúne 32 times de todos os continentes na primeira edição com novo formato; Mundial ocorrerá entre 14 de junho e 13 de julho, nos EUA.
A primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa, com novo formato, iniciará neste sábado (14). Trinta e duas equipes dos cinco continentes se enfrentarão nos Estados Unidos, durante um mês, em busca do título de campeão mundial de futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com organização e chancela da Fifa, a competição repete o modelo utilizado na Copa do Mundo entre 1998 e 2022. As equipes são divididas em oito grupos com quatro times e três jogos na primeira fase para cada um. Em seguida, ocorre a fase eliminatória, com duelos individuais nas oitavas de final até a grande final, no dia 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O antigo Mundial de Clubes, realizado no final do ano, permanece, agora denominado Copa Intercontinental. O novo formato, que terá sua estreia em 2025, será disputado a cada quatro anos, reunindo campeões continentais, membros do país-sede e clubes com melhor ranking nas federações dos continentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, com Lionel Messi, jogarão no sábado, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. O confronto é válido pelo grupo A, que também conta com Palmeiras e Porto-POR.
Botafogo, Flamengo e Fluminense representam o Brasil no Mundial de Clubes.
A Fifa determinou a distribuição de 1 bilhão de dólares (R$ 5,59 bilhões) para todos os participantes da competição. Esse valor é dividido entre premiações fixas, conforme os continentes, e os variáveis, relacionados ao desempenho no torneio.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.