Campeonato Brasileiro no EA FC 26: vazamentos apontam para o retorno da competição ao jogo
O Campeonato Brasileiro será integrado à próxima versão do jogo.

O Campeonato Brasileiro poderá retornar ao protagonismo do futebol mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo perfil fc25leaks, especializado em vazamentos da franquia EA Sports FC, o Brasileirão deve retornar na próxima edição do jogo, prevista para ser lançada no segundo semestre de 2025.
Além do brasileiro, a Liga MX (México) e o Campeonato Chileno também são considerados novas ligas licenciadas para a próxima EA FC.
Leia também:

Dorival Junior monta elenco complementar no Corinthians

Vila Nova jogará contra o Operário-PR: horário e canais para assistir

Campeonato Brasileiro: acompanhe o ranking da disputa pelo título
Os clubes mexicanos América, Monterrey, Tigres e Chivas Guadalajara já teriam, inclusive, formalizado parceria com a desenvolvedora.
Se confirmado, marcará a primeira vez desde o FIFA 16 que o Campeonato Brasileiro estará totalmente licenciado em um jogo da série. Nas versões mais recentes, apenas alguns clubes apareciam com nomes genéricos ou jogadores fictícios, o que causava frustração entre os torcedores brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clubes brasileiros, incluindo Fluminense, Santos e São Paulo, estarão no #FIFA16!
EA SPORTS FC (@EASPORTSFC)
A Lei Pelé continua sendo um fator determinante para a viabilidade do licenciamento integral, mesmo com o possível retorno dos clubes brasileiros ao jogo.
A legislação brasileira, oficialmente denominada Lei nº 9.615/98, rege o esporte no país e influencia diretamente a negociação que a EA Sports realiza em relação aos direitos de uso de imagem dos atletas.
Diferentemente de outros países, onde a desenvolvedora pode firmar acordos diretamente com as ligas ou federações, no Brasil a Lei Pelé determina que seja necessária a negociação individual com os atletas, visto que a exploração comercial de suas imagens depende de contrato direto com cada jogador.
Essa exigência provocou, anteriormente, ações judiciais relacionadas ao uso não autorizado de imagem, o que levou a EA Sports a reconsiderar e remover os times brasileiros das versões subsequentes do jogo, quando ainda era denominado FIFA.
A partir daí, o Brasil é representado de maneira restrita no jogo, sem jogadores efetivos, porém com distintivos e nomes autorizados devido às suas participações na Copa Libertadores e Sul-Americana.
A ausência de uma organização que represente os jogadores de forma unificada e ativa dificulta a negociação de acordos abrangentes.
A previsão para o EA FC 26, contudo, é que haja novos acordos em negociação, tanto com clubes quanto com jogadores, visando a retomada total do Campeonato Brasileiro na modalidade.
A incorporação do Campeonato Brasileiro poderá acontecer com uma nova estrutura contratual, buscando equilibrar os interesses da EA Sports e os direitos protegidos pela legislação brasileira.
O salário de uma hora de Cristiano Ronaldo compra quatro carros novos no Brasil.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.