O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Belo Horizonte na quinta-feira (28) para a assinatura do acordo que autoriza a implantação do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) na área do Barreiro, em um terreno disponibilizado pela prefeitura capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento ocorreu no Salão Nobre da sede do Executivo municipal. O prefeito Álvaro Damião (União) ressaltou que a medida visa expandir as chances de acesso à educação pública.
“Esta assinatura representa a concretização de um sonho. Houve muitos dias de trabalho da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do governo federal, todos nós imersos na crença de que o Instituto Federal em Belo Horizonte, porque a educação transforma o futuro das pessoas”, declarou Damião.
LEIA TAMBÉM!
A proposta de lei que viabiliza a construção do campus foi aprovada em segunda votação pela Câmara na quarta-feira (27) e será enviada para sanção do prefeito.
O terreno destinado ao IFMG encontra-se na Avenida Waldyr Soeiro Emrich e 90% dos 200 mil metros quadrados serão mantidos pela instituição como área de preservação permanente. Conforme o projeto, o IFMG deverá preservar e gerir a área ambiental, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para assegurar o funcionamento da unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Camilo Santana declarou que os trabalhos serão retomados em breve.
A previsão é entregar o IFMG da forma mais rápida possível, já temos um projeto e todo o processo pronto. Durante as obras, que devem durar dois anos, a ideia é instalar o Instituto de forma provisória em um local, também no Barreiro.
O campus Belo Horizonte será o 18º em Minas Gerais.
Espera-se que a oferta exceda 1.500 vagas de estudo. O acesso poderá ser feito através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além dos processos seletivos próprios da instituição (vestibular e exame de seleção), realizados duas vezes ao ano.
A Prefeitura de Belo Horizonte indica que a responsabilidade por todas as despesas da construção do campus, incluindo a obtenção das autorizações legais e a manutenção, conservação e preservação do imóvel, será do Ministério da Educação.
Fonte por: CNN Brasil