Câmara vota urgência para responsabilizar parlamentares que atrapalhem votações
Plano foi apresentado após a oposição assumir a Presidência da Câmara.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (19) a urgência de um projeto de resolução que modifica o regimento interno da Casa para punir parlamentares que obstruam o desenvolvimento das atividades legislativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta foi elaborada e apresentada pela Mesa após a oposição ter ocupado o plenário da Câmara em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A aprovação da urgência agiliza o andamento do projeto na Câmara, sem a necessidade de passar por comissões. Na sessão plenária, o requerimento de urgência obteve 266 votos favoráveis, 114 votos contrários e uma abstenção.
Leia também:

Motta prioriza projetos de tarifa e da adultização

Plenário vota em caráter de urgência para proposta que assegura direitos de menores no espaço online

Lobby conservador brasileiro solicita aos EUA um período de 20 dias sem imposição de novas sanções
Os recentes e sérios incidentes de ocupação da Mesa do Plenário desta Casa, bem como os confrontos físicos entre parlamentares, são manifestamente incompatíveis com a dignidade do mandato e com os próprios fundamentos do Estado Democrático de Direito.
A prorrogação pode ser decidida imediatamente pelo presidente da Câmara ou seu substituto. A Mesa justifica que a matéria concede ao presidente “os instrumentos necessários para agir em caráter de urgência nessas situações excepcionais”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto estabelece punição com seis meses de suspensão do mandato e das prerrogativas parlamentares para aqueles que “impedirem ou obstruírem, por ação física ou por qualquer outro meio que ultrapasse os limites do exercício regular das prerrogativas regimentais, o funcionamento das atividades legislativas”.
A mesma sanção também se aplica ao deputado que cometer “agressão física” nas dependências da Casa. As condutas serão, contudo, analisadas apenas com base em provas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)