O Carnaval de Salvador, símbolo da cultura popular brasileira e impulsionador da economia baiana, pode ser considerado uma manifestação da cultura nacional. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 5, pela Comissão de Educação e Cultura (CE), que aprovou definitivamente o Projeto de Lei (PL) 4.191/2023, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). O texto agora segue para sanção presidencial, exceto se houver apresentação de recurso para votação em Plenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A leitura do relatório da senadora Jussara Lima (PSD-PI) foi realizada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). No documento, Jussara ressalta o impacto da festa no país. Para ela, o “Carnaval de Salvador é uma expressão viva da identidade brasileira”. A senadora defende que “valorizar a manifestação é reconhecer a força da cultura que movimenta pessoas, histórias e economias”.
Importância
O projeto evidencia o valor histórico, cultural e econômico da festa. Em 2025, mais de 3,5 milhões de turistas visitaram a Bahia durante o período, com 850 mil em Salvador, principal destino. A receita obtida atingiu a marca de 7 bilhões de reais, superando os resultados de 2024 e os níveis pré-pandemiais.
LEIA TAMBÉM!
Durante a votação, a presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE), comemorou o reconhecimento da festa baiana com leveza. Ela recordou a disputa com o carnaval de Pernambuco e elogiou os baianos pelo projeto.
Meu primeiro projeto de lei, ao assumir o cargo em 2023, teve características semelhantes a este, porém focado no carnaval de Pernambuco. Em vez de Pernambuco seguir o modelo da Bahia, afirmo que a Bahia agora imita Pernambuco e juntos representam uma manifestação cultural nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital