Câmara dos Senadores vota favoravelmente nomeações de embaixadores para oito nações
Embaixadores nomeados pelo Itamaraty já foram ouvidos na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O Senado aprovou na terça-feira (8.jul.2025) as indicações de embaixadores brasileiros na Europa, na África e no Caribe. Anteriormente, as indicações foram sabatinadas e aprovadas pela CRE (Comissão de Relações Exteriores) da Casa Alta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles.
Sabatina dos Embaixadores
Os presidentes indicam para a função de embaixador do Brasil no exterior oficiais de alto escalão do Itamaraty, que são ministros de 1ª ou 2ª classe.
Leia também:

Líder do PT: Propõe-se debater ações para impedir reduções

Descubra o aplicativo que representa a aposta do governo na segurança pública

Trump Media alega que Moraes violou a soberania, afirma especialista
Após a publicação da nomeação no Diário Oficial da União, o processo prossegue para o Senado Federal, onde a Comissão de Relações Exteriores a analisa.
O presidente da comissão designa um senador para apresentar o currículo do indicado e produzir um relatório sobre sua candidatura. A comissão, então, tem um prazo para análise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, marca-se uma reunião para a sabatina, onde os senadores entrevistam o candidato, indagando sobre sua trajetória, além de tratar de situações concretas ou imaginárias e analisar seu posicionamento em relação ao país a que poderá ser indicado.
Após isso, os nomes são submetidos a votação em sessão plenária no Senado e exigem o apoio de 41 senadores para que os indicados sejam considerados. Caso sejam aprovados, o presidente da República é notificado.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.