Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que exige selo de origem para produtos brasileiros exportados, valorizando a identidade nacional no comércio internacional
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (4), o projeto de lei 1272/25. Essa proposta exige que todos os produtos brasileiros destinados à exportação sejam identificados com um selo oficial de origem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o texto do projeto, a identificação deve ser aplicada de maneira clara e visível. O objetivo é fortalecer a identidade nacional e valorizar os produtos brasileiros no mercado internacional. A proposta, que é de autoria do deputado Prof.
Reginaldo Veras (PV-DF), ainda precisa passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que o projeto se torne lei, ele precisa ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado. Alguns itens estão isentos da obrigatoriedade do selo, incluindo:
Nesses casos, o exportador ainda deverá adotar medidas alternativas para identificar a origem brasileira, como o uso de selo de origem em documentos comerciais ou de transporte.
O deputado Veras destaca que a medida visa fortalecer a presença do Brasil no comércio internacional, facilitando o reconhecimento da origem, qualidade e procedência dos produtos. Ele afirma que, ao agregar valor aos produtos, a iniciativa reforça a reputação do país no mercado externo e aumenta sua competitividade global.
Atualmente, a Lei 5.700/71 impõe restrições ao uso da bandeira nacional em rótulos ou embalagens de produtos, com o intuito de preservar o respeito e a integridade dos símbolos nacionais. Assim, a implementação de um selo oficial de origem se apresenta como uma alternativa viável e eficaz para promover os produtos brasileiros no mercado internacional.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.