Câmara dos Deputados aprova o Programa Minha Primeira Arma, que promete facilitar o acesso à primeira arma de fogo no Brasil. Entenda os detalhes!
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (10), um projeto que cria o “Programa Minha Primeira Arma”. A proposta, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), visa facilitar o acesso à primeira arma de fogo no Brasil, com o objetivo de fortalecer a legítima defesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto prevê a isenção de tributos federais, como o IPI (Imposto de Importação), PIS e COFINS, para aqueles que adquirirem sua primeira arma de fogo de uso permitido. Segundo Pollon, “não há qualquer racionalidade econômica ou social que justifique tamanho peso tributário sobre um instrumento de autodefesa individual, especialmente quando adquirido por quem cumpre todos os requisitos legais, como avaliação psicológica e autorização da Polícia Federal ou do Exército”.
De acordo com a proposta, a implementação do programa ficará a cargo de um comitê interinstitucional, que contará com representantes dos ministérios da Justiça, Fazenda e Defesa, além de instituições como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Polícia Federal e Exército Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta ainda precisa ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada no plenário.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.