A proposta viabiliza o uso de recursos de bancada e de comissão para o pagamento de salários de profissionais de saúde em serviço.
Aprovado na terça-feira (17), o Congresso Nacional votou o projeto que possibilita o pagamento de profissionais da área de saúde por meio de recursos de emendas parlamentares de comissões e de bancadas. A proposta agora tramita para a promulgação do Legislativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto determina que emendas podem ser aplicadas para cobrir salários de profissionais de saúde que atuem diretamente na prestação de serviços dessa natureza. O beneficiário deverá administrar as despesas para não comprometer a continuidade dos serviços oferecidos à população.
A proposta foi apresentada pelas comissões diretoras da Câmara e do Senado na última sexta-feira (13). Na sessão plenária do Congresso, o relator do documento foi o senador Eduardo Gomes (PL-TO).
A Constituição impede a utilização de emendas individuais para o financiamento de ações e serviços de saúde, incluindo o pagamento de pessoal e encargos sociais.
A programação de uma emenda parlamentar pode ser direcionada para transferências de natureza estadual de saúde e para um ou mais fundos municipais de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outras modificações, o projeto estabelece que, caso haja alteração da programação de emenda, somente será deliberada pela comissão quando proposta formalmente pelo parlamentar solicitante da emenda aprovada.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.