Câmara autoriza a formação da Zona Sudoeste do Rio com vinte distritos urbanos

Plano tramita para sanção ou veto do executivo municipal e abrange áreas como Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, na quinta-feira (14), a criação de uma Zona Sudoeste, abrangendo 20 bairros da cidade. A proposta, contida no Projeto de Lei Complementar 47/2025, encaminha-se agora para a sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova área compreenderá Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Jardim Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, João, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.

O autor do projeto, vereador Dr. Gilberto (SD), explicou que a ideia surgiu porque, em 2021, a Câmara criou a Zona Oeste, mas deixou esses bairros de fora. Ele afirma que a mudança não altera regiões administrativas nem gera novas despesas, e que também não haverá aumento de IPTU. Segundo o parlamentar, a confirmação veio em ofício da Secretaria Municipal de Fazenda.

LEIA TAMBÉM!

A principal finalidade deste projeto é qualificar a expansão urbana e, sobretudo, a distribuição espacial desses bairros que não possuem zoneamento. Nada será alterado, as regiões administrativas permanecerão as mesmas, os bairros continuarão na AP4, não ocorrerão despesas adicionais, ordinárias ou não, pelo Poder Executivo, enfatizou o parlamentar.

Não houve consenso em relação à proposta. O vereador Pedro Duarte (Novo) afirmou acreditar que a medida fragmenta ainda mais a cidade, ressaltando que o município já possui divisões oficiais denominadas áreas de planejamento, utilizadas para leis orçamentárias e de diretrizes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nosso esforço tem que ser maior na integração, e não na fragmentação. Além disso, já temos uma divisão oficial da cidade, que são as áreas de planejamento do município. A Área 5 pertence a Campo Grande, Realengo, Bangu e Santa Cruz. A Área 4 pertence à Barra da Tijuca, as Vargens, Recreio e Jacarepaguá. Essa divisão é utilizada para leis orçamentárias e leis de diretrizes.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile