Câmara analisa projeto que vincula posicionamento do PT a declarações de Trump sobre tarifaço

A sigla ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro financiou 8 publicações no Instagram e no Facebook.

24/07/2025 9:57

2 min de leitura

Screenshot
Screenshot

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, financiou a divulgação de publicações nas redes sociais que atribuem a responsabilidade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) sobre os produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com apurado pela Folha de S. Paulo, que divulgou as informações na quarta-feira (23.jul.2025), a medida é uma reação ofensiva do PT (Partido dos Trabalhadores), que pagou para ampliar o alcance de um vídeo associando Bolsonaro ao tarifário, e que vem disputando o uso das cores verde e amarela com a direita.

O Poder360 admitiu ter financiado oito publicações no Instagram e no Facebook, com valores que chegaram a R$ 2.000 por postagem, conforme dados da Biblioteca da Meta, empresa responsável por essas duas redes sociais.

Leia também:

A publicação desta reportagem, a postagem com maior alcance, atingiu entre 800 mil e 900 mil impressões – o número de vezes que o anúncio apareceu em uma tela, o que pode incluir diversas visualizações pelas mesmas pessoas.

O pagamento para divulgar publicações não é uma prática comum no partido. Entre março e abril de 2025, o PL patrocinou outros 8 posts, todos direcionados a ações na região Nordeste, onde Bolsonaro obteve os piores resultados nas últimas eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, as últimas publicações patrocinadas ocorreram durante a corrida presidencial, em outubro de 2022.

A publicação recente com mais impressões, o PL reforça o discurso de que o ex-presidente é um perseguido político. A publicação compara Bolsonaro e o atual presidente e escreve que “Lula mancha a faixa da Presidência da República com seu histórico de corrupção”, enquanto Bolsonaro “é perseguido pelo sistema sem nenhum crime, nenhuma comprovação”.

O segundo vídeo mais visualizado, com 600 mil a 700 mil impressões, é um vídeo que afirma que “a culpa é do Lula” pela taxação imposta por Trump ao Brasil. “Sim, a culpa é do Lula. E ele a colocou sobre todos”, lê-se na mensagem ao final do vídeo.

Assista (1min6s):

Incorporação do vídeo:

Divulgação compartilhada pelo Partido Liberal | PL22 (@plnacional22)

Em outra ocasião, uma imagem de Bolsonaro com a frase “Soberano é o povo” foi acompanhada do seguinte texto: “Um homem difícil de negociar”, disse Trump sobre o presidente @jairmessiasbolsonaro! Com postura de líder e alma de brasileiro, ele fez nosso país ser respeitado pelos EUA e por todo o mundo. Bolsonaro sempre soube: soberano é o povo!

Em julho, o PT investiu pelo menos R$ 224.000 em 10 publicações no Facebook e Instagram. A maior parte das postagens tratava da eleição interna do partido, com dois deles utilizando o slogan “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, principal discurso do partido para aumentar a popularidade do governo Lula.

As outras três publicações tratavam da tarifação de Trump. Em duas delas, o PT apresenta um vídeo, gerado por inteligência artificial, no qual Bolsonaro aparece como “Bolsoneco”, um manequim controlado por Trump.

Veja (34s):

Publicação compartilhada pelo PT – Partido dos Trabalhadores (@ptbrasil)

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.