Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Câmara analisa hoje Proposta de Emenda à Constituição sobre Segurança Pública

Câmara analisa hoje Proposta de Emenda à Constituição sobre Segurança Pública

A oposição manifesta intenção de solicitar maior prazo e analisar documento alternativo.

Por: Bianca Lemos

09/07/2025 4:07

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A CCJ da Câmara dos Deputados tem como alvo, na terça-feira (8), a análise da Proposta de Emenda à Constituição sobre Segurança Pública, elaborada pelo governo federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a semana, oposição tem trabalhado para um adiamento dessa análise, com a intenção de apresentar um pedido de vista, o que atrasaria a apreciação em pelo menos uma sessão.

A proposta do Ministério da Justiça define que a União seja responsável por definir a política nacional de segurança pública, coordenar o sistema prisional e desenvolver um plano nacional para a área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta, contudo, foi rejeitada pelo relator da PEC na CCJ, deputado Mendonça Filho (União-PE).

Transmissão

O texto foi inicialmente alvo de críticas de governadores e prefeitos em todo o país, que acusavam o Executivo de buscar responsabilidades sem suportar os custos. Em consequência, o governo federal modificou alguns pontos antes de apresentar a proposta aos líderes da Câmara.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Demoraram-se, no mínimo, seis meses de negociações com os líderes estaduais, além de várias alterações na primeira versão do texto.

Com as alterações, o projeto foi entregue com avaliação dos governadores estaduais, exceto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

A fundamentação da proposta reside na constitucionalização do SIS (Sistema Único de Segurança Pública), juntamente com mecanismos que promovam e facilitem a troca de informações entre municípios, estados e União, e na criação da Polícia Viária Federal, que substitui a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o que possibilitará o policiamento ostensivo em rodovias, ferrovias e hidrovias.

Apesar das modificações realizadas, a posição dos parlamentares da oposição permanece de que a PEC é “inconstitucional”. A deputada Caroline de Toni (PL-SC), que faz parte da CCJ, declarou à CNN que pretende apresentar um voto solicitando a rejeição do texto.

Compreendo que é inconstitucional, porquanto atenta à autonomia dos estados e dos governadores, sendo cláusula pétrea também.

Mendonça Filho se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na terça-feira para tratar do assunto.

Hugo já havia se manifestado, na ocasião em que o governo apresentou o documento com as alterações. Segundo ele, “existe uma convergência e uma unanimidade quanto à urgência de abordar essa questão”.

Foi importante ressaltar que todos os partidos estavam presentes. A oposição, o governo e a base aliada concordaram com a urgência da Câmara dos Deputados em dar uma resposta para essa situação da segurança pública.

Ele declarou publicamente que faria o possível pela aprovação do texto e prometeu seu voto até o final de junho, fato que não ocorreu.

Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que liderou o projeto, “tanto o poder Executivo quanto o poder Legislativo devem à sociedade a discussão desse grande tema, que é o tema relativo à segurança pública, e que ao lado da educação e saúde, preocupam o cidadão comum”.

O que segue?

A apreciação da proposta inicia-se na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A partir daí, será encaminhada para uma segunda comissão, que será criada especificamente para esse debate, para só posteriormente ser encaminhada ao Plenário.

Para sua aprovação, é necessário que, pelo menos três quintos dos deputados aprovem o texto em dois turnos de votação. Caso isso ocorra, o texto é direcionado ao Senado Federal.

œAto históricoâœ

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), considerou o ato de apresentar a proposta ao Congresso Nacional como um “momento histórico”, afirmando que o documento visa impedir que os brasileiros “continuem andando assustados”.

O governo federal não deseja interferir na responsabilidade e na autonomia de cada estado em relação à segurança pública, o que pretendemos indicar ao povo brasileiro é que o governo federal assumiu definitivamente a responsabilidade de se colocar à disposição dos estados para que possamos cuidar da segurança e não permitir que o povo brasileiro continue andando assustado.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Câmara dos DeputadosMendonça FilhoPEC Segurança PúblicaPolícia Viária FederalProposta de Emenda à ConstituiçãoSISSistema Único de Segurança Pública
Foto do Bianca Lemos

Autor(a):

Bianca Lemos

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Imagem do post

Política

Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● São Paulo aprova orçamento de 2026 com votação acirrada e pressão sobre Julio Casares!

18/12/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Botafogo Procura Novo Treinador para 2026: Rafael Guanaes é o Nome em Alta!

18/12/2025 18:27 | 3 min de leitura

● Cultura Inglesa Lança 150 Bolsas de Estudo em Paraisópolis: Inscrições Abertas até Dezembro de 2025!

18/12/2025 18:41 | 3 min de leitura

● Trump exige rapidez nas negociações de paz da Ucrânia para encerrar conflito com a Rússia

18/12/2025 18:43 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!