O Conselho de Ética e Disciplina da Câmara dos Deputados se reunirá na terça-feira, 5, para examinar processos contra o deputado André Janones (Avante-MG), por conduta indevida em relação ao decoro parlamentar, e contra o deputado Gilvan Dalmas (PL-ES), por ato incompatível com o decoro parlamentar. A reunião será realizada às 15h30, na sessão plenária 11.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Mesa Diretora formalizou a representação contra Janones, com base em denúncia do Partido Liberal. De acordo com a legenda, durante a sessão do Plenário de 9 de julho, o deputado teria proferido “xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desrespeitosos e depreciativos” contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que estava expondo suas ideias na tribuna. O mandato de Janones foi suspenso por três meses.
A Mesa Diretora considera que a conduta de Janones é incompatível com a honra do cargo e do Congresso Nacional, ultrapassando os limites da liberdade de expressão. Diante disso, a Mesa solicita a suspensão do mandato do deputado por um período de seis meses.
LEIA TAMBÉM!
Já foi apresentada uma representação contra Gilvan na Federal em abril pela Corregedoria Parlamentar. A Mesa Diretora afirma que Gilvan abusou de prerrogativas parlamentares e cometeu atos incompatíveis com a dignidade do mandato ao ofender a deputada Gleisi Hoffman (PR), que está licenciada para exercer o cargo de ministra das Relações Institucionais.
Em maio, a câmara votou a suspensão do mandato do deputado Gilvan Dalmas (PL-ES) por três meses, em razão de um comportamento considerado inadequado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleição
Na terça-feira também será realizada a eleição do vice-presidente do Conselho de Ética.
Fonte por: Carta Capital