Calor intenso e chuvas: Previsão do Tempo para a Última Semana de Janeiro no Brasil!

A última semana de janeiro promete calor intenso e chuvas em todo o Brasil! Descubra como as condições climáticas vão impactar cada região.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Previsão do Tempo para a Última Semana de Janeiro

A última semana de janeiro será marcada por calor intenso e chuvas em diversas partes do Brasil. Segundo a Climatempo, a combinação de altas temperaturas e umidade favorece a ocorrência de temporais típicos do verão em praticamente todas as regiões do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos dias, estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registraram chuvas significativas, com volumes entre 200 e 400 milímetros, devido a um corredor de umidade que atuou sobre o território nacional. Embora esse sistema esteja enfraquecendo, a instabilidade climática permanecerá alta ao longo da semana.

Condições no Sul e Sudeste

No Sul do Brasil, as chuvas devem se intensificar a partir de quarta-feira (28), afetando os três estados da região, com algumas precipitações podendo ser de moderada a forte intensidade. O calor também será um destaque, com temperaturas entre 36°C e quase 40°C no oeste da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Sudeste, a chuva diminuirá sobre o Espírito Santo e em grande parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, após uma semana de volumes elevados. A tendência é de mais horas de sol e aumento do calor, com chuvas isoladas e de curta duração, geralmente à tarde e à noite.

Centro-Oeste e Nordeste

Na região Centro-Oeste, a última semana de janeiro será caracterizada por dias quentes e abafados, intercalando períodos de sol com pancadas de chuva no fim do dia. Este padrão é típico do verão, com chuvas rápidas, mas que podem ser intensas em alguns locais.

LEIA TAMBÉM!

Em Goiás e no Distrito Federal, a frequência das chuvas diminuirá, enquanto Mato Grosso do Sul enfrentará calor forte e temporais isolados, com temperaturas próximas aos 40°C em áreas adjacentes ao Paraguai. No Nordeste, espera-se um aumento das chuvas, especialmente no norte da região, afetando o centro-norte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Previsão para a Região Norte

Na região Norte, as pancadas de chuva serão frequentes em todos os estados, com aumento do volume de chuvas no Amapá e na área de Belém. O Acre e o Amazonas exigem atenção especial, com chuvas persistentes e, em alguns momentos, intensas.

No Acre, o rio Acre continua em nível de atenção em Rio Branco, enquanto no Amazonas, o aumento do nível dos rios eleva o risco de cheias, afetando comunidades ribeirinhas. Manaus também registrou episódios de chuvas fortes nos últimos dias.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile