O cafézinho se tornou o item com maior impacto no orçamento de consumidores que almoçam ou jantam fora de casa em 2025. Dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a Future Tank, indicam que o produto apresenta aumento de 15,36% no ano, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE. Em julho, o reajuste foi de 2,76%.
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A alimentação fora do lar apresentou aumento médio de 0,87% em maio, maior variação do ano e o 44º avanço sucessivo. O resultado superou a inflação geral do período, que foi de 0,26%.
Desempenho por estados
Dezessete dos 16 estados da federação analisados apresentaram crescimento. Goiás liderou o ranking, com 1,58%, seguido pelo Rio de Janeiro (1,14%) e pelo Rio Grande do Sul (0,99%). O Pará foi a única exceção, registrando uma queda de 0,37%.
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Produtos em ascensão
Além do café, o lanche aumentou 1,90% em julho e as bebidas alcoólicas apresentaram alta de 0,88%. Em contrapartida, os doces diminuíram 0,99% e o vinho teve queda de 0,93%.
No período, todos os itens pesquisados apresentaram aumento de preços, com flutuações que variaram de 6,08% em Goiás a 3,02% no Acre.
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Tendência de longo prazo
Apesar das variações regionais, o caminho de crescimentos contínuos mantém o preço das refeições fora de casa acima da inflação geral.
Fonte por: Carta Capital