Cães envolvidos em operações de resgate em Brumadinho, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro se aposentam
Zara, integrante da equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, deverá trabalhar em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais.

Após mais de nove anos de atuação em missões de busca e resgate, a cadela Zaara, do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), concluiu sua carreira operacional em 2025, próximo de completar 10 anos de idade – idade máxima para cães de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido à decisão do sargento Carlos Alexandre de Souza, sua aposentadoria foi antecipada em alguns meses a fim de proteger sua saúde e assegurar o descanso devido.
Zaara começou seu treinamento ainda aos três meses de idade, quando foi doada ao sargento De Souza. Realizou dois anos e meio de preparação diária até obter sua primeira certificação, em 2018, após uma prova em Três Barras (SC). Desde então, conquistou certificações regionais, nacionais e internacionais pela IRO (Organização Internacional de Cães de Resgate).
Leia também:

Grazi Massafera e sua filha vestem peças semelhantes em evento teatral

Executivo lança registro nacional de telefones apreendidos e roubados

Ancelotti diz ter ficado “impressionado” com os times brasileiros na Copa do Mundo: “Podem competir”
Em quase uma década de atuação, Zaara esteve presente em operações de grande porte, tanto no estado de Santa Catarina quanto em outros locais.
Entre as missões mais notáveis destacam-se:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro cão de busca e resgate da 3ª Companhia em Brusque, Zaara, possibilitou que outros da mesma linhagem – seus irmãos Chewbacca, Barney e Bravo – também se tornassem cães de busca em diferentes cidades catarinenses. Todos são filhotes de Ice, o primeiro cão salva-vidas do estado, que se aposentou em 2018.
O cão também criou história ao ser o primeiro a receber autorização para viajar em voos comerciais com seu condutor, em serviço, estabelecendo um precedente para outros cães de trabalho em todo o país.
Além de operar em matas, áreas desmoronadas e deslizamentos, localizou vítimas em ambientes aquáticos e auxiliou em proporcionar conforto às famílias em momentos de luto.
Com a aposentadoria das atividades de campo, Zaara continuará a colaborar em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais, em parceria com o sargento De Souza.
Em uma homenagem emocionante, ele agradeceu à companheira de quatro patas: “Concluímos mais uma etapa. Apenas eu, Zaara e minha família sabemos o que vivenciamos. Foram dias e noites de dedicação, longe de casa, em prol da missão. […]. A você, minha eterna parceira, minha heroína, Zaara: obrigado por tudo. Você foi e sempre será o melhor cão de busca e resgate. Cuidarei de você até o seu último suspiro.”
Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.