O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica comentou para a CNN Money sobre o plano de aprofundar as investigações em 2025 e 2026.
O presidente do Cade, Gustavo Augusto Freitas, declarou em entrevista à CNN Money na terça-feira (22) que dará prioridade ao combate à formação e atuação de cartéis no mercado de combustíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão consta em uma portaria assinada pelo Cade nesta terça-feira para concentrar a investigação nas práticas de organizações criminosas dentro do setor. A iniciativa se dá em meio à percepção de que os preços dos combustíveis não têm chegado ao consumidor final.
Observamos que os casos estão nos preocupando cada vez mais. Houve esse alerta da Advocacia-Geral da União do Ministério de Minas e Energia e, em função disso, resolvemos priorizar o tema. Investigar o Cade já faz mais de dez anos, mas agora vamos ter uma prioridade, um foco mais detalhado e esse vai ser o grande ponto de investigação neste ano e no próximo.
Freitas afirmou que certos indivíduos desconhecem a magnitude dos efeitos de um cartel em setores econômicos específicos, como o de combustíveis, e que, por consequência, a atuação para coibir essa prática será intensificada.
Às vezes, as pessoas acreditam que um cartel é dois padeiros negociando um preço, mas não é. Na realidade, é uma organização criminosa, com estruturas complexas, que por vezes envolvem atos de violência, e que prejudicam o consumidor. Eles elevam preços, degradam a qualidade do produto, impedem a entrada de outros concorrentes, o que é muito prejudicial à economia e é combatido em todo o mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.