Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Brasil
  3. Cachorra mestiça é designada como especialista pela Polícia Científica de São Paulo

Cachorra mestiça é designada como especialista pela Polícia Científica de São Paulo

O veterinário João Henrique Machado localizou o animal, que recebeu o nome de Savana, quando ela se encontrava em estado crítico de desnutrição.

Por: Pedro Santana

22/07/2025 20:57

3 min de leitura

Cachorra mestiça é designada como especialista pela Polícia Científica de São Paulo
(Imagem de reprodução da internet).

Uma cadela vira-lata encontrada abandonada em São José dos Campos obteve não só um lar, mas também uma profissão. Após passar por dois anos de treinamento, tornou-se o segundo cão perito da Polícia Científica de São Paulo, especialista em farejar e identificar sinais não visíveis de sangue humano em cenas de crimes contra a vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O animal, denominado Savana, foi localizado pelo perito criminal e médico veterinário João Henrique Machado, que atua há cinco anos no Instituto Criminalístico de São José dos Campos realizando biodetecção de vestígios biológicos com o uso de cães. Na ocasião, ela apresentava um estado de desnutrição grave, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

O policial, por iniciativa própria, ministrou os primeiros cuidados à cadela e planejava encaminhá-la para um programa de adoção, contudo, identificou que ela possuía potencial para se tornar cão farejador, devido ao seu espírito investigativo e faro apurado. Ele então, decidiu treiná-la para a função policial.

Leia também:

Brasil, São Paulo, SP, 19/04/2012. Vista geral da favela de Paraisópolis, zona sul da capital paulista. - Crédito:EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:182643

MP denuncia quatro policiais por morte de jovem em Paraisópolis

Blog post image

A estiagem recua no Brasil, alcançando a menor extensão territorial desde dezembro de 2023

Blog post image

A condução do governo é nossa, mas é necessário que haja avanços, declara a liderança do MST ao defender a urgência da reforma agrária

A cadela vira-lata desenvolveu essa capacidade (de identificar sinais de sangue humano) imitando o Mani, também sem raça definida, o primeiro cachorro que integra a equipe de peritos da Polícia Científica. Ela consegue detectar manchas de sangue humano que não são visíveis a olho nu ou quando há a tentativa de remoção do vestígio, podendo ajudar na elucidação de casos de crimes contra a vida.

Realizam-se atividades de obediência, recreação e detecção em ambientes abertos e fechados, buscando reproduzir os locais frequentemente encontrados em perícias criminais: veículos, áreas com grandes extensões como sítios e vestígios de vestuário, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O uso de cães como ferramenta de perícia é um projeto pioneiro no Brasil. Além de ter um custo mais barato para a polícia, tem demonstrado ser uma técnica mais precisa na descoberta de sangue humano no cenário do crime, afirma a SSP. Os animais já são amplamente utilizados pela polícia federal para identificar drogas, por exemplo.

Normalmente, para identificar rastros de sangue ocultos, os peritos forenses empregam o luminol, uma substância química que reage com o ferro presente no sangue e gera uma luz fluorescente. Contudo, em amostras diluídas ou em áreas muito iluminadas e amplas, o reagente não produz o efeito esperado – além de ser um produto de alto custo.

O cão farejador Mani já identificou resquícios de sangue em um veículo seis meses após o crime e, em uma camiseta, um ano após. “Mas isso depende de vários fatores, de como aquela matéria se preservou em meio ao processo de degradação”, afirma Machado.

O principal destaque reside no trabalho realizado sobre as amostras utilizadas. Há total minuciosidade para que o cão não se acostume com o mesmo tipo sanguíneo e material, uma vez que o sangue de um dia para outro não é o mesmo. Os cães são treinados para lidar com essas variações, afirma o perito.

O agente policial conclui um projeto de mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de São José dos Campos, visando a criação do protocolo de treinamento e utilização de cães pela polícia. Ele almeja que, no futuro, cada núcleo da Polícia Científica de São Paulo possua seu próprio cão para auxiliar as equipes em campo.

Segundo o especialista, um cão apto a ser perito necessita de características como foco, determinação, socialização, alto nível de energia e vontade de realizar as mesmas atividades que um cão perito executa. “Cães muito agressivos ou muito grandes são evitados”, afirma a SSP. As buscas pelos animais ideais são conduzidas em canis municipais.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nótaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
cão farejadorcrime contra a vidaperito caninopolícia científicaSavana
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Mais Notícias

Corpo de Preta Gil estará sendo homenageado em velório no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 3:25 | 2 min de leitura

● Stellantis chama para reparo modelos 208 e 2008 devido a risco de incêndio

23/07/2025 3:13 | 1 min de leitura

● Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

● Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

23/07/2025 2:01 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!