Cabo Verde é o menor país a participar de uma Copa do Mundo, superando Trinidad e Tobago

País africano supera Trinidad e Tobago em extensão territorial, que participou da Copa da Alemanha em 2006.

13/10/2025 15:06

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Cabo Verde faz história ao se classificar para a Copa do Mundo de 2026

A classificação de Cabo Verde para a Copa do Mundo de 2026 é um marco não apenas para o futebol, mas também do ponto de vista geográfico. Os cabo-verdianos garantiram sua vaga no Mundial que ocorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México ao vencer Eswatini por 2 a 0 nesta segunda-feira (13), terminando na liderança do grupo D das Eliminatórias da África.

Com essa conquista, Cabo Verde se torna o menor país da história, em termos de extensão territorial, a participar de uma Copa do Mundo. O arquipélago, localizado no noroeste da África, possui uma área de 4.033 km². O recorde anterior pertencia a Trinidad e Tobago, que, com 5.128 km², participou da Copa de 2006, na Alemanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aspectos populacionais e possíveis mudanças

Em relação à população, Cabo Verde é o segundo menor país a disputar uma Copa do Mundo. Com cerca de 524 mil habitantes, fica atrás apenas da Islândia, que participou da Copa de 2018 e possui aproximadamente 400 mil habitantes.

Leia também:

No entanto, Cabo Verde pode perder essa posição antes mesmo do início da Copa de 2026. Isso ocorre porque Curaçao lidera sua chave nas Eliminatórias da Concacaf e tem boas chances de se classificar diretamente. O território de Curaçao é ainda menor, com apenas 444 km².

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.