Cabo Verde conquista vaga inédita na Copa do Mundo
Cabo Verde fará sua estreia na Copa do Mundo. A seleção garantiu sua participação no Mundial de 2026, ao vencer Eswatini por 3 a 0, nesta segunda-feira (13). O torneio será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma população de pouco mais de 500 mil habitantes, Cabo Verde é um dos nove países que têm o português como língua oficial. O idioma quase impediu que um dos destaques da equipe, Roberto “Pico” Lopes, se juntasse ao time.
Convite inesperado
Roberto Lopes, zagueiro do Shamrock Rovers, recebeu uma mensagem em português no LinkedIn do então técnico Rui Águas. Sem entender, ele ignorou o contato. Nove meses depois, o treinador tentou novamente, agora em inglês, e o jogador aceitou representar Cabo Verde.
LEIA TAMBÉM!
“Na faculdade, um dos módulos exigia que criássemos uma conta no LinkedIn. Anos depois, o técnico me mandou uma mensagem em português, que eu não falava. Achei que era uma mensagem de boas-vindas e ignorei”, explicou Lopes.
Com a ajuda do Google Tradutor, ele percebeu que havia recebido um convite para defender a seleção. Seu pai, Carlos “Caluccha” Lopes, que deixou Cabo Verde aos 16 anos, ficou muito orgulhoso da escolha do filho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto na vida pessoal e profissional
“Ele está muito orgulhoso, o que é ótimo. Isso trouxe mais do lado cabo-verdiano nele, e ele me atualiza sobre sua terra natal e meus primos”, disse o zagueiro. Lopes afirmou que a mensagem mudou sua trajetória.
“A experiência me abriu a mente, permitindo visitar lugares que nunca conheceria, adentrar na cultura africana e aprender o idioma. Transformou minha carreira e minha vida pessoal”, refletiu.
Lopes já foi capitão da seleção cabo-verdiana e teve papel fundamental na classificação do time nas Eliminatórias.
Desempenho nas Eliminatórias
Cabo Verde liderou o Grupo D nas eliminatórias, somando 23 pontos, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. A equipe superou seleções tradicionais como Camarões e Angola.
Um dos jogos mais marcantes foi a vitória por 1 a 0 sobre Camarões, em setembro. O gol de Dailon Livramento provocou uma invasão de campo e marcou um momento histórico para os Tubarões Azuis.