Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Amazonas
  3. Bruno e Dom são acusados de duplo homicídio

Bruno e Dom são acusados de duplo homicídio

Acusado de ser o mandante do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, Ruben Dario Villar tem a denúncia aceita pela Justiça.

Por: Sofia Martins

22/07/2025 9:11

3 min de leitura

Bruno e Dom são acusados de duplo homicídio
(Imagem de reprodução da internet).

A Justiça Federal admitiu, na segunda-feira (21), o inquérito apresentado pela Promotoria Federal e formalizou a acusação contra Ruben Dario Villar, apelidado de “Colômbia”, por ter ordenado o assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O denunciante é o procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, com o apoio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ), que apresentou a denúncia ao juízo da Subseção Judiciária Federal de Tabatinga, onde o processo está em tramitação.

A acusação do Ministério Público Federal aponta que Amarildo da Costa Oliveira, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira agiram sob a direção da Colômbia, executando um ataque para assassinar Bruno da Cunha Pereira e, posteriormente, Dominic Mark Phillips, nacionalidade britânica.

Leia também:

Blog post image

Festival de Parintins 2025: segundo dia de apresentações

Blog post image

Transmissões do Festival de Parintins

Blog post image

Motorista escapa ileso após contêineres desabarem sobre caminhão no Amazonas

O jornalista foi assassinado com a intenção de encobrir a impunidade do outro homicídio, e ambos os crimes ocorreram por razões fortuitas, conforme apurado pelo Ministério Público Federal. As investigações revelaram que a Colômbia liderava uma organização criminosa que almejava o lucro através da caça e pesca ilegais na Terra Indígena do Javari.

Operando de maneira organizada e hierárquica, o acusado fornecia recursos materiais, incluindo embarcações, armamentos e combustível, para as pessoas envolvidas em atividades ilícitas. A Colômbia ainda garantia a aquisição dos produtos ilícitos que eram revendidos em território peruano e colombiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Justiça Federal determinou a quebra do sigilo dos autos, conforme solicitado pelo Ministério Público Federal, para que as informações estejam disponíveis à população.

A instituição informou que, em relação ao processo dos executores do crime, foi feita uma solicitação na última sexta-feira (18) para transferência do julgamento do júri popular para outra localidade. O desejo é que o plenário do Júri seja realizado em Manaus.

Revisar o ocorrido.

Bruno e Dom foram mortos em 5 de junho de 2022, após um ataque, conforme a Polícia Federal, em uma emboscada enquanto estavam navegando de barco na região do Vale do Javari, a segunda maior área indígena do Brasil, que abrange mais de 8,5 milhões de hectares.

Dom Phillips, jornalista do jornal britânico The Guardian, abordava questões ambientais e conflitos envolvendo terras indígenas, além de estar envolvido na produção de um livro sobre a Amazônia.

Bruno Pereira já exercia a função de coordenador da Área de Índios Isolados e Recém Contactados da Funai, porém renunciou ao cargo para atuar com a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari).

Amarildo da Costa Oliveira, também conhecido como “Pelado”, e Jefferson da Silva Lima, “Pelado da Dinha”, apresentaram indícios suficientes para comprovar sua participação no duplo homicídio e ocultação de cadáveres. Em 22 de julho, os acusados anteriores e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, tornaram-se réus.

Francisco Conceição de Freitas, Eliclei Costa de Oliveira, Amarlio de Freitas Oliveira, Otavio da Costa de Oliveira e Edwaldo da Costa de Oliveira também foram denunciados em junho de 2024 pela participação na ocultação dos corpos, além da corrupção de menor, exceto Francisco.

Oseney obteve a prisão domiciliar em razão de questões de saúde e da ausência de evidências sólidas de seu envolvimento. Em setembro de 2024, foi protocolado o primeiro requerimento de comparecimento em júri popular, que restou indeferido pelo TRF1. Na oportunidade, o MPF também considerava que existiam provas suficientes da participação de Oseney.

Amarildo e Jefferson serão julgados por homicídio qualificado e pelo ocultamento dos cadáveres das vítimas. Os dois permanecem presos. Oseney aguarda a conclusão do julgamento em regime de prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico.

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Bruno PereiraDom Phillipshomicídio qualificadoocultação de cadáveresRuben Dario Villar
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Internacional

OMS identifica aumento “letal” da desnutrição devido à fome em Gaza

23/07/2025 13:37 | 1 min de leitura

● Egonu lidera Itália no ranking da Liga das Nações Femininas de Vôlei

23/07/2025 13:33 | 2 min de leitura

● Nikolas Ferreira foi condenado a pagar R$ 10.000 por publicação de vídeo ofensivo a artista

23/07/2025 13:23 | 1 min de leitura

● Atrizes e atores de “Operação Cupido” se reúnem após 27 anos

23/07/2025 13:19 | 1 min de leitura

● 5 sugestões de pratos com ingredientes ricos em vitamina D para o almoço

23/07/2025 13:18 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!