Brigitte Bardot falece aos 91 anos
A renomada atriz francesa Brigitte Bardot faleceu neste domingo (28), aos 91 anos. O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou seu pesar pela morte nas redes sociais, junto a outros políticos do país. “Seus filmes, sua voz, sua fama deslumbrante, suas iniciais, suas tristezas, sua generosa paixão pelos animais, seu rosto que se tornou Marianne – Brigitte Bardot personificou uma vida de liberdade”, escreveu Macron na plataforma X. “Uma existência francesa, um brilho universal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela nos comoveu. Lamentamos a perda de uma lenda do século”, completou.
O rosto de Bardot serviu como modelo para um busto oficial de Marianne, uma figura alegórica que representa os valores da República Francesa, instalado nas prefeituras de todo o país desde o final da década de 1960.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reações à morte de Bardot
Jordan Bardella, presidente do partido de ultradireita União Nacional, também se manifestou sobre a morte de Bardot nas redes sociais, ressaltando que ela simbolizava coragem e liberdade. “O povo francês perde hoje a Marianne que tanto amou e cuja beleza encantou o mundo.
Brigitte Bardot era uma mulher de coração, convicção e caráter”, afirmou Bardella. “Patriota apaixonada e defensora dos animais, ela personificou uma era da história francesa e, acima de tudo, uma ideia de coragem e liberdade”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM!
Valérie Pécresse, presidente do Conselho Regional da Ilha de França, também fez uma homenagem a Bardot na rede social X, destacando que a atriz se tornou a consciência do país. “Ela personificava a mulher francesa, através de sua beleza, seu talento, mas acima de tudo, seu temperamento!
Ela se tornou nossa consciência em relação aos direitos dos animais. Adeus, BB…”, publicou Pécresse.
Vida e legado de Brigitte Bardot
Brigitte Bardot casou-se em 1992 com Bernard d’Ormale, ex-conselheiro do partido de ultradireita Frente Nacional, que mais tarde foi renomeado como União Nacional. Ela apoiou publicamente os líderes do partido, Jean-Marie Le Pen e sua filha Marine Le Pen, a quem chamou de “a Joana D’Arc do século 21”.
A morte de Bardot foi confirmada por sua fundação dedicada ao bem-estar animal, embora a causa não tenha sido divulgada imediatamente.
