Os líderes do Brics alertaram, na declaração final de líderes divulgada neste domingo (6), sobre os riscos crescentes de uma guerra nuclear em meio à escalada de conflitos no mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ameaça de utilização de armas atômicas já foi lançada, de maneira disfarçada ou explícita, pelo russo Vladimir Putin em reação ao envolvimento de países ocidentais na Guerra da Ucrânia.
Os líderes manifestaram preocupação com os crescentes riscos de perigo e conflito nuclear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de um novo ponto em relação às declarações anteriores do Brics, incluindo a de Kazan (Rússia) em 2024, quando essa questão não foi abordada.
Naquela ocasião, os países membros abordaram de forma mais genérica a necessidade de evitar a proliferação e o desarmamento.
LEIA TAMBÉM!
Solicitaram o reforço da não proliferação e do desarmamento para assegurar e preservar a estabilidade global e a paz e segurança internacionais.
A declaração do Rio afirma que é necessário reforçar o sistema de desarmamento, o controle de armas e a não proliferação, além de garantir sua integridade e eficácia para promover a estabilidade global, a paz e a segurança internacionais.
Ressaltamos a contribuição significativa das zonas livres de armas nucleares para o fortalecimento do regime de não proliferação nuclear.
Fonte por: CNN Brasil
