BRICS: compreenda o que é o bloco, quais são seus membros e qual a sua finalidade
O termo “Bric” foi criado em 2001 pelo economista-chefe do Goldman Sachs, em reconhecimento ao dinamismo do crescimento econômico do Brasil, Rússia, Índ…

Cúpula do BRICS
Entre os dias 6 e 7 de julho, a cidade do Rio de Janeiro recebe a Cúpula do BRICS. Representantes dos países-membros irão à capital fluminense para discutir o cenário geopolítico em meio a tensões comerciais e os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BRICS não é um bloco econômico como o Mercosul ou a União Europeia, e, portanto, não tem um estatuto formal de regras ou um documento de princípios.
O grupo é um mecanismo de cooperação internacional pelo qual países aliados buscam coordenar interesses comuns, sendo, portanto, um centro de discussões entre seus membros.
Leia também:

Trump anuncia que implementará “tarefa” inicial sobre produtos farmacêuticos

Haddad afirma que não seremos enganados pelos EUA na véspera do aumento das tarifas

Trump afirma que manterá contato com Xi se o acordo comercial entre os dois países for concretizado
Formado pelas principais economias emergentes do mundo, o BRICS busca fortalecer sua relevância na geopolítica e na economia internacional.
Origens
O termo “BRIC” foi criado em 2001 pelo economista-chefe do Goldman Sachs, Jim O’Neil. Em um estudo com o título “Building Better Global Economic BRICs”, o acrônimo surgiu para reconhecer o dinamismo do crescimento econômico de Brasil, Rússia, Índia e China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, os países mencionados se reuniram e iniciaram um fórum de cooperação. O objetivo inicial era fomentar o debate sobre temas cruciais da agenda internacional e consolidar posições comuns.
A primeira reunião oficial do grupo aconteceu em 2006, em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, com a presença dos ministros das Relações Exteriores de cada um.
Após a crise financeira de 2008, os quatro países intensificaram sua atuação conjunta em organismos internacionais estabelecidos, como o G20, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
O BRICS defende mudanças na governança financeira internacional, buscando refletir o crescimento da importância dos países emergentes na economia mundial.
A primeira Cúpula de Chefes de Estado ocorreu em 2009, na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia.
Em 2011, a África do Sul foi incorporada ao grupo. Para fortalecer o papel do BRICS como representante dos países em desenvolvimento, em 2023, o grupo adicionou Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã à sua composição. No início deste ano, a Indonésia foi reconhecida como membro pleno do BRICS.
De acordo com informações da Reuters,
O Brasil lidera as vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.