Recomendação do BRB sobre Liquidez do Banco Master
A área jurídica do BRB (Banco de Brasília) alertou sobre a necessidade de atenção aos indicadores de liquidez do Banco Master, pouco antes da aprovação da aquisição da instituição financeira de Daniel Vorcaro. O parecer foi assinado por Jacques Veloso de Melo, diretor da área jurídica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa recomendação ocorreu em 24 de março de 2025, apenas quatro dias antes de o BRB decidir adquirir 58% do capital total do Banco Master. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo e confirmada pela CNN.
Importância dos Indicadores Financeiros
O documento enfatiza que a observância dos índices de liquidez e de Basileia é fundamental nas contratações realizadas por instituições financeiras. Esses indicadores são essenciais para assegurar a solidez e a estabilidade do sistema financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parecer sugere que esses índices sejam considerados durante a deliberação da proposta de aquisição. Uma fonte próxima ao processo interno do BRB destacou que o parecer reflete o funcionamento dos mecanismos de governança do banco, sem recomendar a rejeição da operação, mas sim a realização de diligências sobre a liquidez.
Aprovação e Impedimentos
A operação de compra foi aprovada por onze áreas diferentes da estatal e contou com pareceres independentes da PwC e do escritório Lefosse, sendo aprovada por unanimidade na diretoria e no Conselho de Administração do BRB. Contudo, o Banco Central (BC) bloqueou a aquisição em setembro de 2025.
LEIA TAMBÉM!
O Banco Master enfrentava dificuldades de liquidez, especialmente devido ao seu rápido crescimento, que envolveu a compra de carteiras e ativos de difícil venda, financiados por captações de curto prazo, como os conhecidos CDBs (Certificados de Depósito Bancário) de altos rendimentos.
