Braskem e Novonor selam acordo com IG4 Capital para venda de participação. Novonor manterá 4% e IG4 controlará 50,111% da petroquímica.
A Braskem anunciou nesta segunda-feira (15) que a Novonor estabeleceu um acordo de exclusividade com a IG4 Capital para a venda de sua participação na petroquímica. De acordo com o comunicado, a IG4 dividirá o controle da Braskem com a Petrobras, que é o segundo maior acionista da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a finalização da transação, a Novonor manterá 4% da Braskem.
A Novonor se comprometeu a transferir sua participação na Braskem para um fundo da IG4, que passará a deter 50,111% do capital votante e 34,323% do capital total da petroquímica. A entrada de um novo acionista controlador pode trazer melhorias nas perspectivas da Braskem, que enfrenta margens reduzidas no setor petroquímico e dívidas relacionadas a danos causados por suas operações de mineração de sal em Maceió, no nordeste do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A IG4 informou em outro comunicado que a operação envolve aproximadamente R$ 20 bilhões em dívidas, garantidas por ações da Braskem. A Reuters foi a primeira a noticiar, no final do ano passado, que o governo brasileiro e os principais bancos do país estavam desenvolvendo um plano para transferir a participação da Novonor na Braskem para um fundo de capital privado.
Esse acordo pode ajudar a aliviar o endividamento da Novonor, que cresceu durante o escândalo da Lava Jato há uma década. Naquela época, o grupo, anteriormente conhecido como Odebrecht, utilizou suas ações da Braskem como garantia para empréstimos que somavam bilhões de reais.
A Novonor tem buscado vender sua participação controladora na Braskem há bastante tempo, mas até agora não havia conseguido concretizar um acordo.
As tentativas anteriores incluíram negociações com o empresário Nelson Tanure, conhecido por investir em empresas em dificuldades financeiras. A IG4 afirmou que a atual equipe de gestão da Braskem e seus assessores permanecerão inalterados, garantindo a continuidade operacional.
Além disso, estão sendo realizados trabalhos preparatórios para apoiar um plano abrangente de recuperação.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.