Em 2026, o Brasil contará com nove feriados prolongados, que se traduzem em folgas nos dias úteis. Destes, sete ocorrerão nas terças ou sextas-feiras, o que facilita a combinação com o fim de semana. A única exceção é o feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro, que cairá em um domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além destes, haverá seis pontos facultivos no calendário. É importante ressaltar que pontos facultivos, como o Carnaval, não são considerados feriados e não garantem automaticamente o dia de folga.
O ano de 2026 terá feriados nacionais ou pontos facultivos em nove dos 12 meses (janeiro, fevereiro, abril, maio, junho, setembro, outubro, novembro e dezembro). Os meses de março, julho e agosto não apresentarão feriados nacionais nem pontos facultivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segue a lista dos feriados e pontos facultivos em 2026:
- Janeiro: 1º de janeiro (5ª feira): Confraternização Universal – feriado nacional.
- Fevereiro: 16 de fevereiro (2ª feira): Carnaval – ponto facultativo; 17 de fevereiro (3ª feira): Carnaval – ponto facultativo; 18 de fevereiro (4ª feira): Quarta-feira de Cinzas – ponto facultativo até as 14h.
- Abril: 3 de abril (6ª feira): Sexta-feira Santa – feriado nacional; 21 de abril (3ª feira): Tiradentes – feriado nacional.
- Maio: 1º de maio (6ª feira): Dia do Trabalho – feriado nacional.
- Junho: 4 de junho (5ª feira): Corpus Christi – ponto facultativo.
- Setembro: 7 de setembro (2ª feira): Independência do Brasil – feriado nacional.
- Outubro: 12 de outubro (2ª feira): Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional.
- Novembro: 2 de novembro (2ª feira): Finados – feriado nacional; 15 de novembro (domingo): Proclamação da República – feriado nacional; 20 de novembro (6ª feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra – feriado nacional.
- Dezembro: 24 de dezembro (5ª feira): Véspera de Natal – ponto facultativo; 25 de dezembro (6ª feira): Natal – feriado nacional; 31 de dezembro (5ª feira): Véspera do Ano-Novo – ponto facultivo.
