Brasil solicita à China retomada do comércio de frangos após ocorrência de surto de gripe

A Ásia incorporou cerca de 15% das exportações de frango do Brasil em 2024 e suspendeu compras devido a um surto de gripe aviária.

06/07/2025 9:25

2 min de leitura

Brasil solicita à China retomada do comércio de frangos após ocorrência de surto de gripe
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, solicitou ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, a retomada da comercialização de carne de frango brasileira no mercado chinês após o surto de gripe aviária no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fávaro conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o encontro do sábado, que ocorreu à margem da cúpula de líderes do BRICS, no Rio de Janeiro.

O ministro informou à CNN que o primeiro-ministro foi lembrado pela Organização Mundial de Saúde Animal que a OMSA já havia ratificado a autodeclaração do Brasil como livre da influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais.

Leia também:

Fávaro afirmou, em conversa com a CNN, que ele já tinha conhecimento sobre o cenário brasileiro e prometeu analisá-lo o mais rápido possível.

A China representou quase 15% das exportações brasileiras de frango em 2024, totalizando 562 mil toneladas e gerando quase US$ 1,3 bilhão para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o surto de gripe aviária, 23 países removeram completamente as restrições à importação de carne de frango do Brasil, incluindo Emirados Árabes Unidos, seu principal mercado.

Japão e Arábia Saudita, os terceiros e quarto maiores importadores de carne de frango brasileira, mantêm restrições restritas apenas às granjas do Rio Grande do Sul ou de municípios gaúchos isoladamente.

A prioridade atual do governo é retomar o mercado da China e da União Europeia. Apesar da UE ser apenas o sétimo maior mercado para o produto, a rigidez de suas exigências leva o Ministério da Agricultura a considerar que uma reabertura dos europeus geraria um “efeito cascata” nos países que ainda possuem restrições.

Além da questão do frango, Fávaro afirmou ter solicitado também à Li o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, o que beneficiaria positivamente as exportações de carne bovina.

Aquele status foi concedido pela OMSA em maio, porém cada país tem a liberdade de aderir ou não ao organismo internacional.

A China se comprometeu a avaliar a proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.