O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica será realizado no Brasil pela primeira vez na história. A Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, receberá as competições entre quarta-feira (20) a domingo (24).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Seleção Brasileira chega como uma das principais favoritas na competição.
A seleção brasileira obteve o ouro inédito na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, em julho, em Milão, na Itália. As ginastas brasileiras superaram Japão e China, além de alcançar a medalha de bronze no aparelho “2 arcos e 3 bolas”. O desempenho recente coloca o Brasil entre os favoritos no Mundial do Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conquistar uma medalha na capital carioca representaria a maior vitória da história da modalidade no país. A capitã da equipe brasileira, Duda Arakaki, ressalta a motivação adicional de contar com o apoio da torcida brasileira.
Anseia por estar na academia, com nossa torcida. Já passamos por isso em dois Pan-Americanos aqui, mas agora é o Mundial. Representar o Brasil em casa é algo que sonhamos diariamente.
LEIA TAMBÉM!
Além de Duda, a equipe brasileira é composta pelas ginastas Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.
Bárbara Domingos e Geovanna Santos disputarão no individual, Maria Eduarda Alexandre atuará como reserva. Sete de cada oito ginastas que representarão o Brasil são filiados a entidades ou clubes apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Realização em domicílio.
O crescimento do esporte abrange desde o apoio governamental até o trabalho de organizações como o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que apoia clubes formadores em todo o país. O incentivo se concentra em áreas essenciais para o desenvolvimento esportivo, incluindo a compra de equipamentos, a contratação de profissionais qualificados para a comissão técnica e a organização do Campeonato Brasileiro Interclubes de Ginástica Rítmica.
A presidência do CBC por Paulo Maciel evidencia o desenvolvimento do país no esporte, marcado por investimentos significativos na formação de atletas e pela obtenção de resultados expressivos.
O Brasil passa por um período diferenciado na ginástica rítmica, e grande parte disso se deve ao esforço contínuo realizado nos clubes, que desenvolvem atletas desde as categorias mais jovens, em colaboração com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
A CBC se orgulha de apoiar este processo, assegurando estrutura, capacitação e oportunidades para que o talento se desenvolva. Receber o Mundial é mais do que um reconhecimento, é a confirmação de que estamos no caminho correto, concluiu.
Competições
A competição do Mundial possui um formato parecido com o da Olimpíada. Consiste em duas modalidades: individual geral (um único atleta) e equipe geral (equipe). A equipe apresenta duas séries.
Na série simples, todas as atletas utilizam fitas. Na série mista, são três bolas e dois arcos. As atletas que competem no individual geral usam todos os aparelhos: arco, bola, fita e maçãs.
Diego Hypólito relata ter perdido R$ 10 milhões obtidos através da ginástica.
Fonte por: CNN Brasil
