Brasil restabelece voos diretos para a Venezuela após 9 anos de interrupção
O voo, que havia deixado de operar para Caracas em 2016, retomou quatro voos semanais para o país.

A Gol Linhas Aéreas restabeleceu, na terça-feira (5), as operações diretas com a Venezuela, após nove anos sem ligação aérea entre os países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia aérea brasileira confirmou à CNN a retomada das operações com o país de Nicolás Maduro, com quatro frequências semanais entre Guarulhos e Caracas.
Desde 2016, os voos diretos entre a capital venezuelana e o Brasil foram suspensos devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas para enviar os lucros gerados pelas operações aéreas.
Leia também:

Vulcão Kilauea entra em erupção por várias horas no Havaí

Lula comenta sobre humilhação em ligação com Trump é tema em emissoras americanas

Trump ordena que o novo censo nos EUA exclua imigrantes irregulares
Em razão das restrições impostas por Maduro, que regulamentava e limitava a compra de dólares, tornou-se inviável para as empresas estrangeiras repatriar seus dividendos para seus países de origem. Adicionalmente, as companhias aéreas, incluindo Lufthansa, Alitalia e Air Canadá, suspenderam as operações de voo com a Venezuela no período entre 2014 e 2016.
Nos últimos anos, o único voo direto entre o Brasil e a Venezuela era operado pela estatal venezuelana Conviasa, ligando as cidades de Manaus e Puerto Ordaz. A Copa Airlines, por outro lado, permitia o acesso à Venezuela apenas através de conexão em Bogotá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Gol operará voos somente entre Guarulhos e Caracas, e não com a República Dominicana ou Aruba como destino final da rota aérea, conforme o anterior. As operações acontecerão às quintas, sextas, sábados e domingos.
Aposta na Venezuela
A Autoridade Aeronáutica Civil da Venezuela celebrou o retorno das operações da Gol no país, considerando-o “um passo decisivo na recuperação do setor aéreo do país e consolidando a Venezuela como um hub chave na região sul-americana”.
A organização afirma que essa retomada demonstra a confiança das companhias aéreas internacionais na recuperação econômica e do setor aéreo venezuelano. Essa situação representa um sucesso para a Venezuela, que segue se integrando ao mundo e fortalecendo seu papel como um importante centro de conexão na região.
A Gol avalia a rota Guarulhos-Caracas com base no potencial do Brasil como um elo de conexão com a Venezuela e o Cone Sul, após a contração da malha aérea venezuelana ao longo da última década.
O setor comercial também avalia os milhões de venezuelanos distribuídos em países vizinhos ao Brasil que poderiam viajar para a Venezuela por meio de conexões em Guarulhos.
País isolado
A suspensão de voos para países como Panamá, Peru e República Dominicana por Caracas, devido à não aceitação do chavismo como vencedor das eleições presidenciais de 2024 e à impossibilidade de repatriar dividendos pelas companhias que não conseguiram realizar operações, também.
Após oito meses, em maio deste ano, as operações entre Caracas e o Panamá foram restabelecidas. Em junho, os voos entre a República Dominicana e a capital venezuelana foram retomados.
A Latam, que no momento disponibiliza apenas a opção de voar para Caracas partindo de Bogotá, Colômbia, não informou se possui planos semelhantes aos da Gol, de retomar os voos entre o Brasil e a Venezuela.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)