Divulgação do PIB Potencial do Brasil para 2024
A Secretaria de Política Econômica (SPE) anunciou, nesta segunda-feira (1º), que o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do Brasil para 2024 é estimado em 2,6%. Essa medida indica o crescimento que o país pode alcançar sem gerar pressão inflacionária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O hiato do produto referente ao ano passado foi de 0,4%, representando a diferença entre o PIB real e o PIB potencial. Fatores naturais, como a capacidade de geração de eletricidade e a extensão de terras agricultáveis, são considerados na análise. “Esses fatores permitem capturar ganhos potenciais associados à disponibilidade e à qualidade dos recursos ambientais, importantes para economias que dependem de riquezas naturais, como a brasileira”, destaca o relatório.
Fatores que Influenciam o PIB Potencial
Os principais elementos que contribuíram para o aumento do PIB potencial em 2024 foram o capital humano e a área colhida. Em relação ao hiato, a principal razão identificada é o uso de mão de obra acima do potencial estimado. A Fazenda explica que essa menor abertura, juntamente com a recente redução na taxa de desemprego de equilíbrio, ajuda a entender a inflação de serviços subjacentes, que é inferior àquela prevista com o atual cenário de desemprego, próximo ao mínimo histórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório da SPE também menciona que, no futuro, a secretaria planeja incluir o fator de produção de hidrocarbonetos e biocombustíveis no cálculo do PIB potencial. Contudo, ainda não há uma data definida para a implementação dessas mudanças.
