Brasil necessita elaborar planejamento para o desenvolvimento de defesa nuclear, afirmou ministro

Atualmente, a Constituição não admite o emprego de energia nuclear em fins bélicos; Silveira argumenta, contudo, que essa posição demandará revisão no f…

05/09/2025 16:06

1 min de leitura

Brasil necessita elaborar planejamento para o desenvolvimento de defesa nuclear, afirmou ministro
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta sexta-feira (5) que o Brasil necessitará, para assegurar a soberania nacional, empregar a energia nuclear no âmbito da defesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a Constituição não admite o emprego de energia nuclear em atividades bélicas. Silveira argumenta, contudo, que essa posição precisará ser reconsiderada no futuro.

Infelizmente, enfrentamos ataques significativos à nossa soberania. A longo prazo, tenho total convicção de que os representantes do país deverão repensar suas posições para assegurar a manutenção de um país soberano. Com tantas riquezas, precisamos nos planejar para utilizar essa fonte em prol da defesa nacional, afirmou o ministro.

Leia também:

As declarações foram proferidas em entrevista subsequente à cerimônia de posse dos diretores da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e da ANS (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear).

Silveira justificou sua posição alegando que o Brasil possui vasta riqueza em recursos naturais, incluindo minerais críticos e água doce, somado a um clima tropical que atrai interesses internacionais. O ministro mencionou, inclusive, os “ataques especulativos” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil possui vastas riquezas no subsolo, sobre as quais deve exercer sua soberania na defesa. Um país com tantas riquezas, incluindo abundantes minerais, não podemos tolerar a persistência da miséria, da fome e da desigualdade.

Silveira reiterou que, atualmente, o governo está focado no desenvolvimento da cadeia nuclear para utilização em atividades energéticas.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.