Brasil, França, Grécia e Porto Rico formam a composição da seleção brasileira na fase inicial do torneio.
O Brasil inicia sua participação no Campeonato Mundial de Volei nesta sexta-feira (22), às 9h30 (horário de Brasília), contra a Grécia. Os jogos do grupo da Seleção Brasileira serão disputados na cidade de Chiang Mai, na Tailândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das gregas, a equipe liderada pelo técnico José Roberto Guimarães também enfrentará França e Porto Rico, buscando uma posição no mata-mata do torneio.
A França, palco dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, representa um dos principais desafios para a Seleção Brasileira na disputa da fase inicial do campeonato mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mês de julho, os dois países disputaram um confronto na terceira semana da Liga das Nações Femininas. O Brasil obteve a vitória com o marcador de 3 a 2, nas parciais de 23/25, 25/21, 17/25, 25/21 e 15/11.
Na lateral francesa, a destaque foi a ponteira Hélena Cazaute, atualmente jogadora do VakıfBank turco, responsável por impressionantes 33 pontos. A atacante Iman Ndiaye, oposta, também se sobressai como uma jogadora importante, sendo a segunda maior pontuadora do campeonato.
A França competirá pela terceira vez no Mundial Feminino de Voleibol. O país retorna ao torneio após mais de 50 anos de ausência. Na última edição em que esteve presente, a França obteve a 20ª colocação.
O Brasil enfrentou a Grécia na estreia. A seleção grega disputará sua segunda participação na Copa do Mundo, tendo alcançado o 10º lugar em 2002. Essa campanha ocorreu antes de sua participação nas Olimpíadas de Atenas-2004, onde obteve o 9º lugar.
A contrária Martha Anthoúli, de 21 anos, é vista como a maior ameaça ofensiva da Seleção Grega. Na Liga Europeia Ouro, ocorrida em junho, ela conduziu seu país ao sétimo lugar no ranking geral, sendo a sexta maior pontuadora do torneio, com 132 pontos.
Porto Rico chega à sua oitava participação em Mundiais, com presença constante em competições da América do Norte e Central. Na última edição, em 2022, o país obteve a 15ª colocação.
A jovem porto-riquenha Decelise Champión, de 15 anos, é uma grande promessa. A oposta, que compete no voleibol italiano, fez sua estreia na seleção principal no ano passado e se destacou no Final Four da NORCECA, torneio entre países da América do Norte e Central que Porto Rico venceu, conquistando o título, em julho.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.