Acordo entre Brasil e França para Rota Marítima Ecológica
Brasil e França assinaram, em Paris, nesta quinta-feira (5.jun.2025), um acordo para desenvolver uma rota marítima ecológica entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento, denominado “Declaração de Intenções”, foi assinado pelos ministros de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, e de Transportes da França, Philippe Tabarot.
Visa estabelecer trajetos de navegação mais sustentáveis, utilizando combustíveis de baixa ou nenhuma emissão.
LEIA TAMBÉM!
O acordo visa diminuir as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com o documento, o corredor visa servir de modelo para a descarbonização do transporte marítimo internacional, responsável por até 90% do comércio global e por emissões crescentes de carbono.
A colaboração fundamenta-se no Plano de Redução de Emissões da OMI (Organização Marítima Internacional), que define o objetivo de emissões líquidas zero no setor até 2050.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conceito, conforme apontado pelos participantes, é que o novo corredor represente um caso prático de implementação de novas tecnologias, promovendo a cooperação científica e assegurando a capacitação técnica.
Deve-se formar um comitê bilateral para coordenar as atividades. Do lado brasileiro, a coordenação será do Ministério de Portos e Aeroportos.
O compromisso é não obrigatório e possui vigência inicial de 5 anos, podendo ser renovado. A assinatura ocorreu em confluência com o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Fonte por: Poder 360