Aliança estabelecida no âmbito do Fórum de Mídia do Brics, que reforça o processo de integração do Sul Global.
O Brasil de Fato e a agência russa de notícias Sputnik formalizaram parceria jornalística na quarta-feira (16), durante o Fórum de Mídia dos BRICS, que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a diretora-executiva do Brasil de Fato, a jornalista Nina Fideles, a parceria representa um marco estratégico que acompanha os objetivos de fortalecimento e integração do Sul Global. “É um caminho importante para estimular um diálogo plural sobre temas centrais como a desdolarização, o desenvolvimento pautado no respeito mútuo e a multipolaridade”, afirma.
A Fideles ressalta que a formalização do acordo ocorre em evento promovido por parceiros da China, país que também faz parte do bloco BRICS. “Destaqueamos a importância da construção de pontes culturais e de narrativas que superem visões estigmatizadas. Também consideramos essencial que o público brasileiro tenha acesso direto à história, cultura e realidade social da Rússia, contribuindo para uma compreensão mais profunda e autônoma do país”, analisa.
O diretor de Cooperação Internacional da Sputnik, Vasily Pushkov, também celebra a parceria e vê na colaboração uma chance de desconstruir preconceitos e refutar narrativas equivocadas sobre os dois países. “A assinatura do acordo de cooperação com o Brasil de Fato é um passo importante que demonstra a crescente confiança e disposição da mídia russa e brasileira em seguir o mesmo caminho, aprimorando-se continuamente e abrindo novos caminhos para o trabalho conjunto”, considerou.
Nina Fideles destaca que a parceria reforça os canais de comunicação que integram o BRICS. “Reitera compromissos com o desenvolvimento, a soberania e o bem comum”, afirma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.