Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Brasil condena os ataques de Israel e dos Estados Unidos a instalações no Irã

Brasil condena os ataques de Israel e dos Estados Unidos a instalações no Irã

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que ações armadas constituem uma “flagrante violação da Carta das Nações Unidas e das normas da Agência Internacional de Energia Atômica”.

Por: Júlia Mendes

23/06/2025 7:31

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo brasileiro acompanha com grave preocupação a escalada militar no Oriente Médio e condena “com veemência” os ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, “em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, informou, em nota, o Ministério das Relações Exteriores na tarde deste domingo (22). “Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de grande escala”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo brasileiro reafirma historicamente seu apoio exclusivo ao uso pacífico da energia nuclear e rejeita, com firmeza, qualquer forma de proliferação nuclear, notadamente em regiões com instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio. O Itamaraty complementa que o Brasil condena ataques mútuos contra áreas densamente habitadas, que têm gerado um número crescente de vítimas e prejuízos à infraestrutura civil, incluindo hospitais, que são particularmente protegidas pelo direito internacional humanitário.

O Brasil reitera seu apelo para que todas as partes em conflito exerçam máxima contenção, destacando a necessidade urgente de uma solução diplomática que interrompa o ciclo de violência e promova negociações de paz. As consequências negativas da atual escalada militar podem causar danos irreversíveis à paz e à estabilidade na região e no mundo, bem como ao regime de não proliferação e desarmamento nuclear.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel acusou o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear e lançou um ataque surpresa no último dia 13, ampliando o conflito no Oriente Médio. Os Estados Unidos atacaram três usinas nucleares iranianas – Fordow, Natanz e Esfahan – no sábado (21). O Irã alega que seu programa nuclear tem fins pacíficos e que estava em negociações com os Estados Unidos para garantir o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário.

Contudo, a AIEA tem apontado descumprimento de suas obrigações pelo Irã, embora não apresente evidências de que o país estivesse construindo uma bomba atômica. O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e influenciada pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que apoiam Israel no conflito contra Teerã.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

Em março, o governo dos Estados Unidos declarou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump. Apesar de Israel não aceitar que Teerã possua armas nucleares, várias fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um extenso programa nuclear secreto desde a década de 1950. Esse projeto teria desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

O governo brasileiro manifesta séria preocupação com o aumento da presença militar no Oriente Médio e condena “com veemência” os ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, “em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, informou, em nota, o Ministério das Relações Exteriores na tarde deste domingo (22). “Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de grande escala”.

O Governo brasileiro reafirma seu posicionamento histórico a favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e rejeita veementemente qualquer forma de proliferação nuclear, notadamente em regiões com instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio. O Brasil também condena ataques mútuos contra áreas densamente habitadas, que têm gerado um número crescente de vítimas e prejuízos à infraestrutura civil, incluindo hospitais, que são particularmente protegidas pelo direito internacional humanitário.

O Brasil reitera seu apelo para que todas as partes do conflito exerçam máxima contenção, destacando a necessidade urgente de uma solução diplomática que interrompa o ciclo de violência e promova negociações de paz.

Com informações da Agência Brasil

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ataques nuclearesenergia nuclearIrãOriente Médioproliferação nuclear
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Mais Notícias

Alemanha expressa frustração com novo adiamento do acordo de livre comércio com o Mercosul

19/12/2025 10:53 | 3 min de leitura

● São Paulo Contrata Danielzinho e Define Estratégia para Temporada de 2026!

19/12/2025 12:10 | 2 min de leitura

● Mega da Virada 2025: R$ 1 Bilhão em Jogo! Chance Única de Fazer o Brasil Ganhar!

19/12/2025 9:40 | 2 min de leitura

● Túlio e Estela se beijam após crise! Revelação chocante em "Êta Mundo Melhor!"

19/12/2025 9:44 | 2 min de leitura

● Muschietti Revela: "It" Pode Ter 2ª Temporada, Mas Com Grandes Surpresas!

19/12/2025 11:27 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!