Brasil Destaca-se no Ranking de Universidades da América Latina
De acordo com o THE Latin America University Ranking, divulgado na quarta-feira (3) pela consultoria britânica THE (Times Higher Education), o Brasil possui sete das dez melhores universidades da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP) lidera essa lista, que avaliou 223 instituições de 16 países da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os critérios utilizados para a avaliação são semelhantes aos do ranking mundial da THE, com adaptações para melhor refletir as características das universidades latino-americanas. O Brasil se destaca com o maior número de instituições avaliadas, totalizando 81, seguido pela Colômbia com 39 e pelo Chile com 31.
Investimentos e Parcerias da USP
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, atribui o sucesso da universidade ao investimento na modernização dos currículos de graduação e à implementação de um novo modelo de pós-graduação. Ele ressalta que o objetivo é formar profissionais mais qualificados e alinhados às necessidades da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlotti também menciona que a USP estabeleceu parcerias para criar centros internacionais nos campi, visando se tornar um polo global de ciência e inovação. “Essas ações certamente representarão avanços futuros na avaliação dos rankings”, afirma.
Ranking Tradicional e Desempenho das Universidades
Segundo o professor Dawisson Belém Lopes, diretor do escritório de governança de dados institucionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que ocupa a 10ª posição, este é um dos rankings mais tradicionais, publicado desde 2004, e que adota critérios rigorosos. “Para figurar nessa lista, a instituição precisa ter, no mínimo, 1 mil artigos publicados na base Scopus nos últimos cinco anos.
LEIA TAMBÉM!
Estar nele já é uma vitória”, explica.
Fernando Sarti, pró-reitor de desenvolvimento universitário, destaca que a presença da Unicamp entre as melhores universidades da América Latina reflete a consistência do trabalho institucional e o compromisso com a qualidade acadêmica e o impacto social. “Mesmo com as mudanças metodológicas introduzidas pela THE em 2026, a universidade mantém sua posição de destaque”, afirma.
Ranking das Melhores Universidades da América Latina
- 1ª. USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
- 2ª. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
- 3ª. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
- 4ª. Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
- 5ª. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
- 6ª. PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Brasil
- 7ª. Instituto de Tecnologia de Monterrey – México
- 8ª. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Brasil
- 9ª. Universidade Nacional Autônoma do México – México
- 10ª. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) – Brasil
