Braga Netto Continua Preso em Caso de 8 de Janeiro: Decisão do STF
Alexandre de Moraes mantém Braga Netto preso por obstrução em caso de 8 de janeiro. Ex-ministro busca evitar condenação de 26 anos.
Ex-Ministro Braga Netto Continua Preso por Acusações no Caso 8 de Janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve a prisão do ex-ministro da Casa Civil, Braga Netto, nesta segunda-feira, 3 de novembro de 2025. A decisão se baseia nas acusações de obstrução da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país, visando impedir a posse do então presidente (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida judicial permanece em vigor desde 14 de dezembro de 2024. Braga Netto foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão, conforme decisão da ação penal movida pela trama golpista. Além disso, o ex-ministro foi condenado a pagar solidariamente R$ 30 milhões pelos danos causados nos atos de 8 de janeiro de 2023.
O ministro Moraes ressaltou o risco de fuga do réu, citando a situação anterior, relacionada aos eventos de 8 de janeiro de 2023. A justificativa é que o término do julgamento do mérito da ação penal, somado ao receio fundado de fuga, autoriza a manutenção da prisão preventiva, visando garantir a aplicação efetiva da lei penal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que Braga Netto tentou obter informações sigilosas da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Após a determinação judicial, a defesa do ex-ministro negou qualquer obstrução às investigações.
Leia também:
Mauro Cid: Defesa Busca Extinção da Pena com Base em Medidas Cautelares
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












