BPC: Nova exigência de biometria entra em vigor em 2026! Beneficiários precisarão apresentar CIN ou biometria para garantir o acesso ao BPC. Medida combate fraudes e moderniza programas sociais
A partir de 2026, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisará apresentar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com biometria ou outro cadastro biométrico válido para garantir o acesso ao benefício. Essa mudança faz parte de uma modernização dos programas sociais do governo federal e visa combater fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que mudou:
A principal alteração é a exigência de que a CIN, que é a versão padronizada do antigo RG, seja utilizada como base para o cadastro biométrico. Essa medida se alinha com o objetivo de aumentar a segurança e a eficiência na concessão e manutenção dos benefícios sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma da Implementação:
Exceções e Tratamento Especial:
O decreto/portaria prevê algumas exceções para grupos que podem ter dificuldade de fazer o cadastro biométrico. Estão dispensados temporariamente ou terão tratamento diferenciado:
Informações Importantes:
Cerca de 84% dos aproximadamente 68 milhões de beneficiários já possuem biometria registrada em alguma base oficial (CIN, CNH, TSE). O governo informou que a notificação para regularização será individualizada e com antecedência.
Com a implementação desta medida, espera-se aumentar a segurança e a eficiência na gestão dos benefícios sociais, garantindo que os recursos sejam destinados aos seus destinatários de forma mais transparente e eficaz.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.