Boulos declara que ato da esquerda é composto por “verdadeiros patriotas” na Paulista
Deputado foi um dos organizadores do protesto, que começou com o objetivo de atacar o Congresso, mas foi desviado para críticas a Trump.

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) declarou que os “verdadeiros patriotas” são aqueles que manifestaram-se na Avenida Paulista nesta quinta-feira (10.jul.2025) em oposição ao Congresso e ao imposto tarifário que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), pretende aplicar aos produtos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aqui estão hoje os verdadeiros patriotas do país. Não quem é traidor da pátria, não quem usa símbolo nacional para conspirar contra o país”, disse Boulos, referindo-se aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que costumam fazer protestos usando camisas da seleção de futebol e bandeiras do Brasil.
Boulos declarou, em contato com jornalistas na Paulista, que “já foi a época em que o Brasil era direto com a Bolívia e cortês com os Estados Unidos”. O deputado recordou um incidente de 2019, quando Bolsonaro, então presidente, demonstrou respeito ao pátrio da bandeira norte-americana em um evento no Texas, nos EUA. Ele mencionou ainda que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) renunciou ao mandato de deputado federal para residir nos Estados Unidos.
Leia também:

Kim Jong-un garante apoio “incondicional” à Rússia no conflito ucraniano

Apresentamos Tio Silvinho, que se tornou famoso ao entregar lanches para Taís Araújo

Neymar recebe presente de Batmóvel em escala real, originalmente feito para Bolsonaro
Essa atitude [de se alinhar aos EUA] pode ser com o Bolsonaro, que se submete à bandeira deles, para o Eduardo Bolsonaro, que buscaria proteção sob o governo de Trump nos Estados Unidos. Contudo, com Lula não é o mesmo.
O deputado do Psol também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que culpou Lula pelo tarifário de Trump. “A postura do Tarcísio é vergonhosa. São Paulo é o Estado mais industrializado no país, e o Estado que, com essa taxação, vai ser o mais prejudicado. O governador de São Paulo, que deveria defender o interesse dos paulistas, mas tomou uma atitude vexatória, de colocar sua servidão ao bolsonarismo acima do Estado que deveria governar.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao anunciar a tarifa de 50% para o Brasil na quarta-feira (9.jul), Trump afirmou que um dos motivos da medida era a “perseguição” no Brasil contra Bolsonaro. Dois dias antes, o presidente norte-americano já havia publicado uma mensagem nas redes sociais com o mesmo teor. Essa mensagem foi republicada por Tarcísio, que defendeu que o ex-presidente brasileiro deve ser “julgado pelo povo”, não pelo Supremo Tribunal Federal, onde é réu sob acusação de tentativa de golpe.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.