Botucatu faz história e inicia vacinação contra dengue com Butantan-DV neste domingo!

Botucatu faz história ao ser a primeira cidade do Brasil a vacinar contra dengue com a Butantan-DV. A imunização começa no dia 18!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Botucatu inicia vacinação contra dengue com Butantan-DV

A cidade de Botucatu, localizada no interior de São Paulo, se tornará a primeira do Brasil a iniciar a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização está programada para começar no próximo domingo, dia 18, e faz parte de um estudo de impacto coordenado pelo Ministério da Saúde para avaliar a eficácia do imunizante em larga escala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Botucatu foi escolhida por ter uma estrutura de saúde adequada e um histórico de campanhas de vacinação em massa. No dia da vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Espaço Saúde estarão abertas das 8h às 17h. A meta da campanha é imunizar 90% da população entre 15 e 59 anos.

Sobre a vacina Butantan-DV

A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única que oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Sua aprovação foi baseada em resultados de um ensaio clínico de fase 3, que teve acompanhamento de cinco anos. Os dados mostraram uma eficácia geral de 74,7%, 91,6% contra dengue grave e 100% de proteção contra hospitalizações para o público de 12 a 59 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros, com resultados publicados em revistas científicas internacionais. O imunizante demonstrou segurança tanto em pessoas com infecção prévia quanto naquelas sem contato anterior com o vírus, com reações adversas geralmente leves ou moderadas.

Monitoramento e requisitos para vacinação

Eventos adversos graves relacionados à vacina foram considerados raros. O Instituto Butantan também está realizando estudos para ampliar a faixa etária de indicação da vacina, incluindo pesquisas com pessoas de 60 a 79 anos e a coleta de dados para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos no futuro.

LEIA TAMBÉM!

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência. A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp participa do monitoramento dos casos de dengue, realizando análises laboratoriais que apoiarão os dados do estudo.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile